Marinha americana passa a utilizar o novo rádio aéreo de alta frequência da Leonardo

Roma, 4 de fevereiro de 2021- A Leonardo assinou um contrato com a Northrop Grumman para fornecer o SRT-400, seu novo sistema de rádio de alta frequência, para a frota de aeronaves de controle e alerta antecipado E-2D Advanced Hawkeye da Marinha dos EUA.

A companhia italiana tem participado dos processos de design e produção do sistema HF aéreo há muito anos. Desde a década de 1970, a Leonardo vem comercializando milhares de unidades de suas gerações anteriores RT-170 (170W), RT (200W) e RT-470 (400W) para clientes ao redor do mundo.
As extensas atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pela Leonardo na área de rádio aéreo de alta frequência levaram ao design e produção do SRT-400, sistema de Banda Lateral Única HF de última geração.
E2-D Hawkeye

Uma tecnologia patenteada pela Leonardo reduz o consumo de TX power em mais de 40%, comparado aos modelos anteriores, reduzindo assim a dissipação de calor e melhorando a confiabilidade. Ambos os transmissores podem ter interface com várias Unidades de Ajuste de Antena (ATU) combinando todos os tipos de antenas existentes (loop, fio ou notch).

O SRT-400 e sua variante de baixo consumo de energia, o SRT-200, combinam alta flexibilidade e operações simplificadas em um pacote de tamanho e peso reduzidos, obtido por meio de um design elétrico e mecânico inovador.

Variantes do E-2 Hawkeye estão em operação desde o início dos anos 1960 e fornecem aviso prévio aerotransportado em qualquer clima, em navios ou em terra, além de comando e controle, detectando e rastreando alvos em longo alcance em águas profundas, ambientes litorâneos e terrestres.
FONTE: Leonardo
Sair da versão mobile