Design inovador promete expandir a eficácia da arma Laser em caças
SUNNYVALE, Califórnia, 15 de setembro de 2014 – A Lockheed Martin em parceria com o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea (AFRL) e da Universidade de Notre Dame, demonstrou a aeronavegabilidade de uma nova torreta de controle do feixe laser sendo desenvolvido para a Defense Advanced Research Projects Agency(DARPA) e AFRL, para cobertura de 360 graus nas armas laser de alta energia operando em aeronaves militares.
Um avião de pesquisa equipada com a Aero-adaptive Aero-optic Beam Control (ABC) realizou oito vôos em Michigan.
“Estes testes de vôo iniciais validam o desempenho de nosso projeto ‘turret ABC’, que é um facilitador para a integração de lasers de alta energia em aeronaves militares”, disse Doug Graham, vice-presidente de programas avançados, estratégicas e sistemas de defesa antimísseis da Lockheed Martin Space Systems.
O sistema ‘turret ABC’ foi projetado para permitir que os lasers de alta energia possam engajar aeronaves e mísseis inimigos acima, abaixo e atrás da aeronave. Tecnologias de controle de fluxo e de compensação óptica da Lockheed Martin, neutralizam os efeitos da turbulência causada pela protuberância da torre na fuselagem de uma aeronave.
Todos os componentes da torreta são de conhecimento da Força Aérea dos EUA e seguem os requisitos de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação.
Testes de voo durante o próximo ano, irão demonstrar a torreta em operações cada vez mais complexas.
A Lockheed Martin tem sido pioneira no desenvolvimento e demonstração de capacidades laser de alta energia por mais de 30 anos e tem feito avanços em áreas como a precisão de indicação e controle, estabilização line-of-sight óptica adaptativa e lasers de fibra de alta potência.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:LM
COLABOROU: CB Lima