Leonardo participa da 12ª edição da LAAD Defense & Security, no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 14 de abril, a mais importante feira de negócios do segmento na América Latina. Após a recente seleção do sistema Centauro II 120mm pelo programa brasileiro “VBC Cav – MSR 8×8”, a Leonardo — que tem participação igual a da Iveco Defense Vehicles no consórcio CIO – agora está focada em seus sistemas de defesa terrestre. Isso inclui a torre HITFACT MkII de 120 mm, já em serviço e em produção, que possui desempenho avançado em termos de eficácia e conectividade. O sistema é capaz de responder a requisitos operacionais modernos como modularidade, digitalização e interoperabilidade.
Em tecnologia naval, com uma década de experiência no setor, a Leonardo é capaz de fornecer e integrar soluções de defesa e vigilância a bordo de plataformas de última geração e de diversas classes. A empresa projeta e desenvolve sistemas de comando e controle escaláveis e modulares para unidades de superfície e submarinos, possibilitando adquirir, combinar e processar informações de vários sensores em tempo real e devolver total consciência situacional. A Leonardo também pode fornecer sistemas integrados para vigilância costeira e marítima, como o VTMS (Vessel Traffic Management System), onde cada componente tecnológico desempenha um papel específico dentro de uma arquitetura centrada em rede, que pode incluir plataformas marítimas e geoespaciais; drones da Leonardo, como os da família Falco; e aeronaves de patrulha marítima, como o ATR 72MP e o AW139. A bordo destas aeronaves, o sistema de missão ATOS (Airborne Tactical Observation System) integra e gere os sensores de vigilância garantindo um elevado grau de interoperabilidade e eficiência no controle de vastas áreas terrestres e marítimas.
Sistemas subaquáticos e de defesa naval de pequeno, médio e grande calibre, incluindo o 76/62 Super Rápido utilizado pela Marinha do Brasil, completam o leque de soluções que destacam a Leonardo como integradora de tecnologias em complexas arquiteturas de defesa e conjuntos de proteção.
No campo da guerra eletrônica, Leonardo apresenta tecnologias e soluções para a proteção de tripulações e aeronaves, como a contramedida BriteCloud, que atua contra mísseis guiados por radar, tanto superfície-ar como ar-ar, e o SAGE ESM (Electronic Support Measure), um sistema de inteligência eletrônica que pode ser instalado a bordo de uma ampla gama de aeronaves.
Até o momento, mais de 190 helicópteros estão presentes no Brasil. São 400 unidades presentes na América Latina, empregadas em diferentes funções operacionais, desde transporte privado até policiamento e serviços públicos, passando por transporte offshore e aplicações navais. A América do Sul mostra um potencial significativo com desenvolvimento de médio e longo prazo para operações EMS/SAR e operações de socorro em desastres.
O AW119Kx é o primeiro helicóptero leve monomotor, e o único totalmente certificado, a atender todos os padrões IFR (regra de voo por instrumentos). A plataforma oferece um moderno conjunto de aviônicos e um interior espaçoso para permitir maior flexibilidade operacional. Operadores de todo o mundo se beneficiam da sua combinação de desempenho e capacidade de carga entre os helicópteros monomotores, aliada a altos padrões de segurança garantidos pela redundância dos principais sistemas. O AW119Kx é capaz de oferecer controle e manobrabilidade excepcionais, mesmo na presença de altas temperaturas e em altitude elevada. Em operação com as Forças Policiais do Brasil e da Argentina e com as Forças Armadas do Equador, a aeronave é ideal para serviços de emergência médica (EMS) e para missões de resgate graças ao seu desempenho e capacidades, mantendo as características típicas de um bimotor leve por meio da redundância de todos os sistemas críticos, enquanto sua autonomia e ampla gama de ação permitem aos operadores intervir rapidamente em caso de acidentes em grandes distâncias.
Para lidar com novas ameaças, as agências de aplicação da lei são chamadas a operar de maneiras cada vez mais evoluídas. O AW169 é um veículo único e versátil que permite aos profissionais de aplicação da lei intervir rapidamente em missões exigentes e em cenários de constante mudança. Excepcional em suas capacidades multifuncionais, o AW169 é a solução ideal para missões como vigilância, apoio aéreo, combate ao tráfico de drogas, patrulha de fronteira, evacuação médica e recuperação de pessoal, desastres naturais, SAR, combate a incêndios e serviços de utilidade pública. O conjunto de aviônicos avançados e o design do cockpit melhoram a visibilidade e minimizam a fadiga do piloto, permitindo que a tripulação concentre esforços na missão.
Simplesmente incomparável é o AW139, que ostenta a impressionante distinção de helicóptero bimotor mais vendido em sua classe, com mais de 1.130 unidades em serviço e clientes em todo o mundo. Inserido na categoria de 7 toneladas, o modelo tem capacidade de transporte de até 15 pessoas e vocação multifuncional graças à sua rápida configurabilidade, arquitetura aberta e ampla gama de sensores, incluindo sistemas de comunicação e de compartilhamento de dados, necessários para operar em rede ambiente centrado. A plataforma é um substituto ideal para os UH-1 presentes na região da América Latina, com suas diversas configurações, incluindo aplicação da lei, ambulância aérea, transporte VIP, SAR e suporte a plataformas de petróleo offshore.
Através de uma rede global ativa 24/7 em todo o mundo, a Leonardo garante serviços de apoio e formação às frotas em serviço, atendendo com eficácia e segurança às solicitações dos operadores civis e militares, onde quer que se encontrem. A principal missão da Leonardo é fornecer a assistência técnica necessária, treinamento de pessoal de voo e de solo, manutenção e atualização de helicópteros durante todo o seu ciclo de vida. Em Itapevi, próximo a São Paulo, o novo centro de assistência logística já está operacional e capaz de atender à crescente frota de helicópteros brasileira e sul-americana.
O posicionamento de Leonardo como líder global em treinamento será evidenciado na LAAD com o M-346, aeronave que permite a jovens pilotos desenvolver conhecimentos, habilidades e práticas necessárias para garantir a transição para as mais modernas aeronaves de combate. O M-346 é a base da Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS) criada por Leonardo e pela Força Aérea Italiana e escolhida pelas forças aéreas do Catar, Alemanha, Cingapura e Japão. A escola também foi escolhida como o principal campus do projeto NATO Flying Training in Europe (NFTE). O M-346 é um sistema de treinamento avançado totalmente integrado, que inclui um sistema completo de simuladores e dispositivos de treinamento de solo, bem como um ambiente totalmente operacional ao vivo, virtual e construtivo (LVC) desenvolvido inteiramente pela Leonardo, que mostra aos futuros pilotos como atuar nos cenários operacionais mais complexos. Além de ser atualmente a aeronave de treinamento pré-operacional mais avançada do mercado, a versão do M-346FA equipada com radar utiliza as suas capacidades de treinamento permitindo que o modelo seja um caça leve excepcionalmente econômico.
Amplamente reconhecido como o avião de transporte militar multifunção mais eficaz em sua classe de tamanho, o C-27J Next Generation apresenta novos aviônicos e desenvolvimentos aerodinâmicos para maior eficiência e melhor desempenho operacional. Usado nos ambientes operacionais mais desafiadores, desde as altas altitudes dos Andes até o Afeganistão, o C-27J pode ser rapidamente transformado na configuração necessária para a missão. Como um ‘transportador aéreo tático’, a versatilidade da aeronave se estende desde o transporte aéreo de tropas e carga até lançamentos aéreos de paraquedistas e materiais, desde a evacuação médica do campo de batalha até o transporte VIP, desde a assistência humanitária e resposta a desastres naturais até o combate a incêndios. O C-27J também pode ser configurado nas versões Patrulha Marítima (MPA), Guerra Anti-Submarino (ASW) e Comando-Controle-Comunicações, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C3ISR). O Spartan reflete bem a própria essência da segurança nacional, revelando-se um dos melhores trunfos de apoio às operações das forças de defesa pelo seu contributo fundamental para as tarefas de proteção civil e sua capacidade de chegar à população nas zonas mais difíceis e remotas do país.
Os programas de asa fixa da Leonardo também incluem o ATR 72MP, uma aeronave turboélice bimotor, usada para realizar tarefas de patrulha marítima mesmo em cenários particularmente complexos. A aeronave integra as características de confiabilidade, facilidade de manutenção, baixo custo de ciclo de vida e conforto do ATR 72-600 do qual deriva, com um sistema de missão de última geração, sensores avançados e um conjunto completo de comunicação. Também é configurável para funções de guerra anti-submarino (ASW – Anti Submarine Warfare), anti-superfície (AsuW – Anti-surface Warfare) e ELINT (Electronic Intelligence).