Manama, 08/11/2022 – De 9 a 11 de novembro, a Leonardo marca presença na décima edição do Bahrain International Airshow, um dos eventos mais prestigiados do calendário da aviação civil e militar.
Desde sistemas de radar de vigilância e autoproteção no ar, até aeronaves de multi-missão e treinamento, a Leonardo mostrará no BIAS 2022 um amplo espectro de tecnologias de última geração para conscientização situacional completa e sistemas de defesa e vigilância de vários domínios para o Golfo Pérsico.
Para atender às necessidades atuais, que envolvem o monitoramento constante do espaço aéreo, a Leonardo propõe o radar de vigilância tridimensional RAT 31DL. Para a detecção, classificação e rastreamento de ameaças aéreas pequenas e rápidas, como sistemas não tripulados mini e micro táticos, a empresa oferece o sensor TMMR (Tactical Multi Mission Radar) multidomínio e de uso duplo. Essa última, totalmente digitalizada e em banda C, juntamente com a câmera eletro-óptica NERIO ULR, é uma solução eficaz para cenários anti-drone e Counter Rocket, Artillery and Mortar (C-RAM), que exigem mobilidade e rápida implantação. Além de ser eficiente para defesa aérea de curto alcance, vigilância e proteção de plataformas e veículos, fronteiras, territórios e infraestruturas críticas.
A Leonardo pode apoiar missões de Forças Aéreas em todo o mundo através do fornecimento de uma variedade de radares e sistemas de autoproteção. Um dos produtos líderes é a contramedida BriteCloud, que já entrou em serviço com a Royal Air Force do Reino Unido. Com tecnologia pioneira no mundo, o BriteCloud está passando por avaliação para serviço potencial com aeronaves F-16 das Forças Armadas dos EUA sob o programa de Testes Comparativos Estrangeiros (FCT).
Além da ampla oferta de sensores para vigilância da Leonardo, a empresa é capaz de fornecer plataformas completas e multimissão. O C-27J Spartan, mais especificamente em sua variante Next Generation, é adequado para transporte militar tático, evacuação médica, missões de patrulha, ISR e operações de combate a incêndios.
Tendo vendido mais de 2.000 aeronaves de treinamento de vários tipos para 40 países, a Leonardo apresenta suas mais recentes soluções centradas nas aeronaves M-345 e M-346, com quais a empresa é capaz de cobrir todo o programa de treinamento. O treinador a jato M-345 é uma aeronave de última geração que oferece a eficácia de treinamento típica de um avião a jato a custos comparáveis aos dos treinadores turboélice de alta potência. Dentro da versão de ataque leve, também é capaz de desempenhar funções operacionais. O M-346, avião a jato para treinamento pré-operacional, possui características operacionais semelhantes às dos aviões de combate, como o Eurofighter Typhoon e o F-35. Atualmente em serviço com forças aéreas em todo o mundo, incluindo Itália, República de Cingapura, Polônia e Catar, agora também foi escolhido pela Grécia.
O M-346 é o protagonista da International Flight Training School (IFTS), resultado da colaboração entre Leonardo e a Força Aérea Italiana, que já conta com países como Catar, Cingapura, Alemanha e Japão entre seus clientes. O IFTS faz uso da “capacidade construtiva virtual ao vivo” (LVC), capaz de integração entre a aeronave em voo, os simuladores de solo e os elementos virtuais, de modo a reproduzir os cenários operacionais mais complexos, aumentando a eficácia no treinamento de pilotos das novas gerações. A versão operacional da aeronave M-346 Fighter Attack, já entregue ao primeiro cliente internacional, mantém todas as características de treinamento do trainer e, através da integração de equipamentos e sensores de última geração, como o radar Grifo da Leonardo, especialmente otimizado para esta aeronave, torna-se uma aeronave operacional de ataque leve eficaz.
Como um integrador completo de tecnologias para o gerenciamento de todas as fases operacionais em todos os níveis de tomada de decisão, a Leonardo aproveitou a experiência adquirida no desenvolvimento de lasers de alvo aéreo compactos e de alta energia para projetar o designador de alvo a laser Tipo 163, uma tecnologia para forças terrestres que atende aos requisitos das missões do Joint Terminal Attack Controller (JTAC). Mais de 1000 unidades do designador de alvo a laser Tipo 163 foram entregues em 29 nações.
Levando em consideração os mais recentes modelos de helicópteros, incluindo o AW139, AW169, AW189 e NH90 entre outros, mais de 300 helicópteros Leonardo estão voando na região. O AW139 provou ser extremamente bem-sucedido no Oriente Médio, com mais de 150 unidades em serviço no mais amplo escopo de missões, incluindo transporte corporativo, serviço médico de emergência, busca e salvamento, aplicação da lei, transporte offshore e deveres governamentais.
A Leonardo tem um histórico de parcerias significativas no Bahrein. Incluindo o fornecimento de dois radares de vigilância primários e três radares de vigilância secundários Mode-S para a organização de Aviação Civil do Bahrein e para a Força Aérea Real do Bahrein. Esses radares aumentam a segurança e a eficiência do gerenciamento do espaço aéreo nacional. Este ano, Leonardo concluiu a entrega da sexta e última unidade naval “Al Taweelah”, que faz parte de um acordo de modernização de seis navios da Royal Bahrain Naval Force. As tecnologias avançadas e a experiência da Leonardo no domínio naval foram um foco importante durante a recente visita da Patrulha Offshore Multiuso “Thaon di Revel” da Marinha Italiana no Bahrein.