Leonardo lançou duas novas torres para defesa naval e terrestre, exibindo-as pela primeira vez no Seafuture, que ocorre na cidade de La Spezia de 5 a 8 de junho. As torres, LIONFISH® 30 e HITFIST® 30 UL, trazem novos recursos e desempenho para suas respectivas famílias de produtos. Ambas as torres remotamente controladas integram o novo X-GUN de 30 mm, um sistema de armas elétricas, sem ITAR, desenvolvido internamente pela Leonardo, e que incorpora tecnologias inovadoras e patenteadas.
A torre naval LIONFISH® 30 junta-se à gama de produtos LIONFISH® de pequeno calibre da Leonardo, que inclui os modelos Ultralight, Inner Reloading e Top de 12,7 mm, bem como uma versão de 20 mm. O design compacto e leve do 30 permite a instalação em pequenas plataformas, permitindo proteção contra todos os tipos de ameaças assimétricas, incluindo drones e helicópteros, em cenários complexos com múltiplos alvos, ou multi-alvos. Essa capacidade é impulsionada por algoritmos sofisticados de Inteligência Artificial (IA) que realizam análises contextuais e otimizam o engajamento contra várias ameaças simultâneas.
Outras características incluem uma taxa rápida de tiro, longo alcance operacional e a capacidade de usar o novo conceito de munição AHEAD (Advanced Hit Efficiency And Destruction), projetada para ser mais eficaz contra ameaças aéreas, como mini e micro drones. O sistema compartilha vários recursos com outros modelos da família LIONFISH, incluindo arquitetura, capacidade de ser controlado remotamente por meio de um console local de alta resolução, facilidade de uso e manutenção. A nova torre também é equipada com um conjunto eletro-óptico que permite vigilância e rastreamento em 360°.
Para o domínio terrestre, Leonardo está apresentando a torre remotamente controlada HITFIST® 30 UL (Unmanned Light). Mais compacta e mais leve do que as outras variantes da família HITFIST, o sistema pode ser instalado em veículos com restrições rigorosas de peso, como modelos anfíbios. É eficaz contra todos os tipos de ameaças assimétricas.
A Leonardo projetou esses novos sistemas de defesa para uso em cenários operacionais modernos e em constante evolução, onde as ameaças, especialmente as aéreas, estão se tornando cada vez mais complexas. Os novos modelos se juntam a um portfólio que inclui os canhões 76/62 Super Rapido e 127/64 Light Weight Vulcano para o domínio naval e as torres 105/120 HITFACT® e 25/30 HITFIST® para o domínio terrestre, que estão em serviço em vários países em todo o mundo.
FONTE: Leonardo