Lançado hoje o INS ‘Vikrant’, primeiro porta-aviões construído na Índia

Vikrant_03

Em meio a hinos e cânticos, o Vikrant renasceu hoje e foi batizado pela Sra. Elizabeth Antony, esposa do Ministro da Defesa, AK Antony, como o primeiro porta-aviões construído na Índia (Indigenous Aircraft Carrier -IAC) que tem no nome Vikrant o significado de “corajoso” ou “vitorioso” em sânscrito.

Em uma cerimônia colorida e bem tradicional no Cochin Shipyard Limited, em Kochi, o lançamento do Vikrant contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além da presença de um grande número de oficiais da Marinha e de muitos trabalhadores, inclusive da Steel Authority of India Limited (SAIL), fabricante do aço utilizado na construção do navio de guerra.

No lançamento, que marca o fim da Fase I do projeto, o navio atingiu o seu comprimento projetado, de cerca de 260 metros, estão prontos o convoo, mais de 80% da estrutura, contendo cerca de 2.300 compartimentos, todas as máquinas, como as duas turbinas a gás LM2500, que vão desenvolver uma potência total de 80 MW, os alternadores diesel capazes de produzir cerca de 24 MW e a caixa de engrenagem principal já foram instalados.

O Ministro da Defesa descreveu o evento como: “Hoje o lançamento do IAC marca apenas o primeiro passo de uma longa jornada, mas, ao mesmo tempo, um passo muito importante.” Ressaltando em se tratar de um momento de orgulho para todo o país em testemunhar os esforços em alcançar a autossuficiência em matéria de concepção e construção de navios de guerra, já que apenas alguns poucos países do mundo possuem a capacidade de projetar e construir um porta-aviões.

Antony disse que deve ser continuado o processo de fortalecimento da capacidade indiana no sentido de garantir os seus interesses marítimos. “Nossa Marinha deve continuar a manter a alta prontidão operacional em todos os momentos para afastar qualquer ameaça contra os nossos interesses nacionais”, disse ele. O ministro da Defesa, exortou a indústria indiana de participar de todas as etapas do programa de construção naval e consolidar ainda mais a força neste campo.

O Vikrant agora vai entrar na segunda fase de sua construção, que vai ser a instalação dos armamentos, dos sensores e a integração do sistema de propulsão, bem como pela complexa integração das aeronaves, com o navio passando por extensos testes até sua entrega definitiva à Marinha, que deve ocorrer entre 2016 e17.

Sobre o antigo INS Vikrant

O antigo INS Vikrant (R 11), primeiro porta-aviões da Índia (ex-HMS Hercules (R 49) da classe Majestic), foi comissionado em 04 de março de 1961. Depois de operar por muitos anos na configuração CATOBAR (Catapult Assisted Take Off but Arrested Recovery) foi modernizado e reconfigurado para operar as aeronaves STOVL Sea Harrier, sendo desativado em 31 de janeiro de 1997, após 36 anos de serviço ativo.

Sair da versão mobile