O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) assinou hoje (11) um acordo de cooperação com o Le Groupement des Industries de Construction et Activités Navales (GICAN), da França.
“SIMDE e GICAN são grupos profissionais que representam o setor da indústria naval e de defesa do Brasil e da França, países com histórico de cooperação e parceria. Essa assinatura visa à colaboração mutuamente benéfica nas áreas de produção industrial, manutenção, projeto e engenharia nos setores de comércio internacional e política industrial. É um acordo de grande potencial”, explica Carlos Erane de Aguiar, presidente do SIMDE e do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da Firjan.
O Memorando de Entendimento estabelece que as partes organizarão seminários de alto nível, nos quais os líderes do GICAN e do SIMDE se reunirão regularmente, com o objetivo de monitorar e iniciar a cooperação nas áreas de defesa, além de prever troca de informações sobre regulamentos franceses, brasileiros, europeus e internacionais relativos à produção e intercâmbio de equipamentos e know-how de defesa, bem como a promoção da realização de fóruns conjuntos, simpósios científicos, conferências e seminários sobre questões de comércio internacional.
Além disso, as partes se comprometerão a promover o desenvolvimento de uma estrutura comum que permita o aumento da atividade cooperativa e do comércio entre empresas francesas e brasileiras na cadeia de abastecimento da defesa, incluindo as PMEs. Os membros do GICAN e do SIMDE também promoverão o estabelecimento de um diálogo direto, reunindo o potencial econômico das indústrias de defesa francesa e brasileira sobre temas de cooperação.