LAAD 2019 – Grupo Akaer desenvolve câmera de alta resolução para nano satélite

A Opto Space & Defense, empresa do Grupo Akaer, está desenvolvendo uma câmera para o nano satélite que a empresa VISIONA está construindo e que será lançado no próximo ano.



Esse produto é o primeiro desenvolvido no Brasil e atende a todos os parâmetros de tamanho e massa requeridos para esse segmento de nano satélites, com maior eficiência e melhor qualidade de imagem que as câmeras tradicionais.

O equipamento tem capacidade para fazer imagens da superfície terrestre com resolução menor que 5 metros, em até 7 bandas espectrais. A flexibilidade de operação das câmeras é um grande diferencial, uma vez que a arquitetura óptica pode ser escalada para diferentes plataformas de nano satélites.

Outra característica é a possibilidade de operação em diferentes modos, desde o ajuste de foco, até a deconvolução (método computacional utilizado no processamento de imagem) e compressão dos dados de imagem, por meio de telecomandos da estação de controle no solo.

Segundo Cesar Celeste Ghizoni, diretor executivo da divisão Equatorial – empresa do Grupo Akaer, esse projeto irá disponibilizar para o Brasil imagens com resolução muito melhores que as dos satélites brasileiros existentes. Ele explica que setores como agricultura e meio ambiente serão beneficiados. “Com essa câmera poderemos monitorar o desmatamento com mais eficiência, identificando clareiras menores típicas dos cortes seletivos.”

“As câmeras para nano satélites do Grupo Akaer representam um grande avanço tecnológico para o Brasil. Para nós significa o ingresso no mercado mundial nesse setor. Temos uma solução 100% Akaer com qualidade e tecnologia competitiva para o mercado global”, conclui o presidente e CEO da Akaer, Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva.

FONTE: Rossi Comunicação



Sair da versão mobile