A aeronave de transporte militar KC-390 fabricado pela empresa brasileira Embraer realiza apresentações oficiais em diferentes países, após participar do salão de Le Bourget, no final de junho na França.
A Embraer anunciou no final de junho que nos próximos meses espera assinar acordos para a venda de até seis unidades do KC-390, sua nova aeronave multi-missão de transporte militar e reabastecimento aéreo.
O primeiro acordo deve ser assinado com o Governo de Portugal. O valor final do contrato ainda é desconhecido, uma vez que vai depender da configuração e os equipamentos específicos em cada aeronave. Apesar das questões ainda pendentes, a entrada de uma aeronave brasileira a frota de um país membro da OTAN, é considerado pela empresa como “uma vitrine” para o mundo.
Alguns meios de comunicação na Argélia, Nova Zelândia e Austrália destacaram a chegada do KC-390 nesses países, como parte de um tour deve percorrer diferentes países.
Além disso, países como Argentina, Colômbia, Chile, República Checa, Suécia e Alemanha tem demonstrado interesse em adquirir o KC-390.