Por Thom Patterson
No cockpit de uma das mais novas aeronaves militares do mundo, enquanto ela atravessa o céu, tenho um assento na primeira fila para um mercado de vendas brasileiro com o objetivo de derrubar um ícone americano.
A fabricante brasileira de aeronaves, Embraer, trouxe seu novo protótipo do cargueiro militar KC-390 para o Show de Paris para exibir ao mundo e convencê-los de que é hora de desistir do C-130 Hercules da Lockheed Martin.
O C-130 é o avião de produção mais antigo do mundo e o “burro de carga” preferido da Força Aérea dos EUA. Há pouco mais de 1.100 C-130 militares e civis que voam hoje e que eventualmente precisarão ser substituídos. A Embraer quer preencher essa lacuna. “Nós respeitamos a competição” com Lockheed, disse o CEO da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva. “Agora é hora de ter algo mais novo e estamos aqui para isso”.
O desenvolvimento do KC-390 também faz parte de um projeto mais amplo e ambicioso do Brasil para ser um player industrial maior, no cenário mundial.
Mais conhecida por seus pequenos aviões comerciais, a Embraer tem, até recentemente, evitado competir com fabricantes maiores como a Boeing e a Airbus. “De certa forma, este jato representa o crescimento do Brasil como uma potência global”, diz o relatório de Richard Aboulafia, vice-presidente de análise do Teal Group, uma consultoria aeronáutica.
O compartimento de carga de quase 61 pés de comprimento do novo KC-390 pode transportar qualquer coisa, desde veículos blindados e tropas, até materiais humanitários e equipamentos para reabastecimento em voo. Voando rápido a 300 mph e a 15.000 pés em cima da França, foi o primeiro voo com jornalistas.
Com muitos updated’s ao longo dos anos, a Força Aérea dos EUA está voando o modelo mais recente do Hércules, o C-130J Super Hercules. Ele tem novos motores e aviônicos, mas a aeronave possui a mesma forma básica do avião que tem voado mais de 23 milhões de horas ao longo de 60 anos, sendo 1,6 milhões com o C-130J. O selo de “provado em combate” dos EUA não é um pequeno obstáculo a se superar. Isso é “mais do que apenas endossar um produto”, disse Aboulafia. É uma garantia de que haverá peças e sobressalentes em todo o mundo e, o C-130, continuará a ser atualizado nas próximas décadas.
Tanto o KC-390 quanto o Hercules, são projetados para pousar em pistas improvisadas, de areia ou não pavimentadas, e seus motores podem suportar impactos de pedras e poeiras.
Mas o KC-390, como um jato avançado, tem uma vantagem de 140 mph de velocidade sobre o Hercules, movido a hélices com suas 400 mph. A Embraer diz que o KC-390 pode transportar até 50 mil libras em seu compartimento de carga, cerca de 6 mil libras a mais que o avião da Lockheed.
Talvez, essencialmente, a Embraer acredite que possa substituir o C-130 por um custo menor. O preço estimado do KC-390 vai variar entre US$ 50 e 55 milhões, de acordo com um relatório de 2016 do Grupo Teal, cerca de US$ 15 milhões a menos que o Hercules, e “pelo custo, é uma fantástica caixa de carga”, disse Aboulafia.
FONTE: CNN Money
FOTOS: Ilustrativas
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN