A empresa JFD/DIVEX entregou na ultima sexta-feira a Marinha da Índia o mais moderno Sistema de Resgate de Submarinos da atualidade, esta empresa é líder mundial na fabricação de equipamentos de mergulho, Sistemas de Resgate Submarino e complexos sistemas subaquáticos de mergulho saturado para as indústrias de defesa e comercial.
Operando no mundo inteiro, a empresa é a principal fornecedora de capacidade de resgate submarino e uma consagrada provedora de treinamento de escape submarino. A empresa foi criada em 2014 a partir da fusão entre a James Fisher Defence e a Divex. Nos últimos anos a empresa adquiriu também o Centro Hiperbárico Nacional na Escócia e a empresa LEXMAR.
O Sistema de Resgate Submarino entregue a Marinha da Índia, de 3ª Geração, é o resultado de um programa de pesquisas internas e desenvolvimento com a intenção de combinar as incríveis capacidades de sistemas anteriores com um design novo, eficiente e leve que permite otimizar o tempo de resgate. Após intensas negociações a Índia contratou a JFD para entregar dois Sistemas de Resgate Submarino, um para cada lado de sua extensa costa, num programa de construção de 23 meses de duração. Além disso, a JFD está realizando treinamento dos oficiais desta Marinha em suas instalações em Glasgow.
Desta forma, a Índia mostrou que além de um grande e sólido Programa de Construção de Submarinos naquele país, se mantém preocupada com a atualização de sua capacidade de Resgate e salvamento dos submarinos. A exemplo do que ocorreu recentemente com o acidente do ARA San Juan, não há justificativa para um grande esforço de investimentos na área submarina sem a sua correspondente contrapartida na área de salvamento de submarinos.
A Cerimônia do ultimo dia 23 marcou o final dessa etapa de construção do primeiro sistema de resgate indiano e contou com a presença de oficiais da Marinha da Índia, além de parte da equipe da JFD e diversos convidados.
A empresa brasileira LOGSUB esteve presente, com a sua Diretora de Comércio e Relações Internacionais, pois esta empresa tem trabalhado em parceria com a JFD para que, também, a Marinha do Brasil possa ter o seu próprio Sistema de Resgate Submarino, com elevado conteúdo local e extremamente necessário para suprir uma antiga necessidade e atender não só nossos submarinos U-209, mas também os futuros Scorpenes e o submarino nuclear.
FONTE:LOGSUB