Por Guilherme Wiltgen
O Japão finalizou a compra dos primeiros cinco MV-22 Osprey, marcando a primeira venda internacional da aeronave tiltrotor.
O contrato concedido pela Marinha dos EUA à Bell Boeing, inclui não só a fabricação e a entrega da aeronave, mas também suporte, formação e equipamentos de apoio, de acordo com um comunicado emitido nesta terça-feira pela Bell Helicopter e a Boeing.
A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) notificou, em 5 de maio, o Congresso norte-americano sobre uma potencial venda de US$ 3 bilhões para 17 unidades do Osprey, “O Japão está modernizando sua frota de transporte para melhor apoiar a sua defesa e em missões especiais”, avisou a DSCA .
As aeronaves vão melhorar muito a capacidade japonesa em responder à ajuda humanitária em caso de desastres naturais além de ampliar a capacidade de operação anfíbia da Japan Ground Self-Defense Force (JGSDF), aumentando também a interoperabilidade com as forças dos EUA.
Atualmente, somente o USMC opera o MV-22, inclusive a partir de bases localizadas no Japão. A USAF utiliza o CV-22 em Operações Especiais e, no início deste ano, a US Navy anunciou sua intenção de comprar 44 aeronaves para uma variante naval.