Airbus Defesa e Espaço INTA transfere tecnologia para o Brasil fabricar veículos aéreos não tripulados Diana
O Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA) da Espanha assinou um acordo com a indústria brasileira Equipaer, sobre a transferência de tecnologia do alvo aéreo e drone não tripulado “Diana”, a fim de que essa possa fabricar e vender esse sistema, para aplicações de defesa, em vários países da América do Sul.
Pelo acordo, o INTA entregará para a Força Aérea Brasileira (FAB) duas unidades do “Diana”, seus sistemas de controle de solo (GCS, “ground control system”) e um sistema de lançamento móvel adaptado sobre veículo. Estes componentes formam o sistema completo do “Diana”.
Na cerimônia realizada na sede do INTA, em Torrejon de Ardoz, foi assinado um acordo de colaboração entre o INTA e a Airbus Defence and Space sobre o projeto de compensação (off-set) exigido pelo Brasil.
“Estamos muito orgulhosos”, disse o Diretor de Compensação e Cooperação Industrial de Aviação Militar da Airbus Defence and Space, Gabriel Alonso, “que nossos projetos de cooperação industrial possam contribuir para uma evolução tecnológica dos países que fazem parte da nossa base de clientes”.
Com a assinatura deste acordo, Espanha e Brasil não só ajudarão no desenvolvimento de um programa tão importante como o “Diana”, como também reforçarão as suas relações bilaterais.
O Brasil é um dos principais clientes da Airbus Defence and Space na América Latina. Atualmente, a FAB tem em funcionamento um total de 12 aeronaves C295 (C-105 Amazonas), bem como oito quadrimotores P-3AM Orion, de patrulha marítima e guerra antissubmarino, modernizados pela empresa.