Iniciados os trabalhos de preparação para a modernização do Challenger II

A frota de MBT Challenger 2 do Exército Britânico deve receber uma revisão completa como parte de seu cronograma de manutenção em serviço. Isso será seguido por uma série de atualizações dentro do Heavy Armour Automotive Improvement Programme (HAAIP) que garante que os veículos Challenger 2 permaneçam altamente eficazes e capazes até que o Challenger 3 entre em serviço.

O programa HAAIP está sendo liderado pela Defence Equipment & Service (DE&S), com trabalho de engenharia concluído pela Rheinmetall BAE Systems Land (RBSL) e serviço de integração pela Babcock.

Dentro do programa, uma série de atualizações serão feitas nos Challenger 2 existentes visando aumentar sua mobilidade e estabilidade, duas condições críticas para fornecer a base para a nova torre e sistemas que irão atualizar o veículo para Challenger 3. As atualizações também vão garantir que sejam mais manobráveis e ágeis no campo de batalha.

Depois de atualizados, serão entregues à RBSL que é a responsável pelo programa Challenger 3 no contrato de £ 800 milhões assinado com a DE&S. Eles usarão os veículos modificados como plataformas de teste e demonstração.

Como parte do processo de revisão, cada Challenger 2 será desmontado até a carroceria e submetido a uma inspeção ultrassônica, reparo de solda e repintura. Cada componente é removido e inspecionado quanto à capacidade de manutenção para garantir que o veículo esteja o mais próximo possível do novo quando for reconstruído.

As atualizações HAAIP irão então introduzir novos componentes para o processo de reconstrução para melhorar sua suspensão, motor e transmissão.

Para reduzir o desperdício e aumentar a disponibilidade geral da plataforma em serviço, os componentes que são substituídos pelo pacote de atualização HAAIP, são verificados quanto possibilidade de manutenção, reparados quando necessário e devolvidos à cadeia logística para manter a frota de Challenger 2 até 2025.

Sair da versão mobile