De acordo com o site da agência russa Sputnik, a Índia, que é o principal importador de armamento russo, provavelmente será o primeiro comprador estrangeiro do novo tanque russo T-14 Armata.
A Rússia revelou a sua nova geração de tanque de guerra, o T-14 Armata, durante as celebrações do Dia da Vitória, último dia 9 de maio de 2015.
A Rússia planeja fabricar cerca de 2.300 Armata, começando em 2020, para substituir os tanques T-72 e T-90, de fabricação soviética.
A principal característica do T-14 Armata é a sua torre não tripulada, com todos os três tripulantes (comandante, artilheiro e motorista) sentados em uma cápsula na parte da frente do tanque. O principal armamento consiste do canhão 2A82A de 125 mm e de uma estação remotamente operada armada com uma metralhadora 7,62mm.
O T-14 é protegido por uma armadura de aço passiva e reativa e uma armadura em barras na parte de trás. Para aumentar a proteção contra os modernos foguetes e mísseis antitanque, o T-14 Armata é equipado com o Afghanit Active Protection System, que é capaz de lançar contra-medidas e criar uma cortina de fumaça para desviar mísseis guiados ou foguetes RPG.
Confirmando os rumores, a nova versão do T-14 Armata vai receber um armamento ainda mais poderoso, um canhão de 152mm, revelou um funcionário encarregado da indústria de defesa.
O Vice-PM Dmitry Rogozin disse ao jornal Izvestia que, a próxima fase dos tanques Armata já será desenvolvida com o grande canhão e novos projéteis.
FONTE: Defence News