A Índia confirmou que a entrega do primeiro dos seis submarinos Scorpene será adiado até junho de 2015, conforme explicado pelo ministro indiano da Defesa, Shri AK Antony, em uma nota emitida pelo Gabinete de Informação do Governo. Com isso, o último dos submarinos só deverá ficar pronto em setembro de 2018.
O programa Scorpene indiano, desenvolvido em cooperação com o consórcio franco-espanhol assinado em 2005, inclui a construção de seis submarinos, a um custo de mais de € 3,5 milhões.
Recentemente, a Índia também lançou outro programa para a construção de seis submarinos (Projeto 75I), em um contrato avaliado em € 4,6 milhões, do projeto espanhol S-80, desenvolvido pela Navantia.
O governo indiano disse que a entrega do primeiro submarino era prevista para dezembro de 2012, com intevalos de um ano entre cada um deles. No entanto, a revisão do cronograma de custo e entrega aprovado pelo Governo em 2010, levou a primeira entrega ser adiada para junho de 2015, com a entrega da final marcada para setembro de 2018.
O atraso na construção do submarino é atribuída a problemas de conhecimento de novas tecnologias durante o início da execução, o atraso na expansão da infra-estrutura industrial necessária do estaleiros Mazagon Dock Limited (MDL) em Mumbai, onde estão sendo construídos os Scorpene, e o atraso por parte da MDL na contratação de alguns elementos “por conta de seu alto custo em comparação com o custo inicial”, explicou em nota.
Quanto ao projeto 75I com a Navantia, dois dos novos submarinos da classe serão construídos no estaleiro espanhol, e os quatro restantes produzidos em estaleiros indianos, explicou há alguns meses o secretário de defesa da Índia, Shekhar Agarwal.
FONTE: Infodefensa
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval