A Israel Aerospace Industries (IAI) concluiu na última semana uma série de testes de tiro ao vivo com o Sistema de Defesa Aérea Barak. Os testes experimentaram as capacidades do sistema em uma variedade de cenários e ameaças, incluindo a interceptação de um alvo balístico de assalto pelo interceptor Barak ER (alcance estendido).
O míssil Barak ER, desenvolvido pela IAI, combina a capacidade de interceptar ameaças de defesa aérea em um longo alcance de 150 quilômetros e alvos balísticos como parte da família de interceptores Barak do IAI de vários alcances. A capacidade de alcance estendido é possível em parte ajustando as capacidades do interceptor e do radar MMR para um alcance de 150 km.
O míssil lançado verticalmente inclui um propulsor, um motor de foguete de pulso duplo e um localizador de radar avançado.
Boaz Levy, Presidente e CEO do IAI: “A evolução das ameaças aerotransportadas em todo o mundo, combinada com mudanças geopolíticas, requer um sistema de defesa aérea avançado, ágil e versátil. O sistema Barak foi comprovado operacionalmente contra inúmeras ameaças, incluindo algumas das mais desafiadoras hoje. A série de testes que concluímos hoje aprimora os recursos comprovados contra uma ampla gama de ameaças. O teste bem-sucedido demonstra ainda mais a robustez do sistema Barak com base na inovação, capacidades tecnológicas e décadas de experiência no desenvolvimento de sistemas de defesa aérea da IAI. A combinação de vários interceptores em um lançador unificado e a modularidade inerente do sistema Barak fornecem uma resposta ideal para o futuro campo de batalha, oferecendo às forças agilidade e flexibilidade operacional sem precedentes”.
FONTE: Rossi Comunicação