HyperSpike é uma marca de produtos acústicos fabricados pela Ultra Electronics – Undersea Sensor Systems Inc., em Columbia City, Indiana. O HyperSpike é composto por uma linha de dispositivos acústicos de aviso e comunicação não letais que apresentam componentes eletrônicos integrados com uma curva de resposta de frequência plana.
HyperSpike foi originalmente inventada por Curt Graber da Wattre Corporation, e em 2008 Wattre e a Ultra Electronics- ISSI, assinaram um acordo de parceria para o projeto e fabricação de uma série de dispositivos de aviso e comunicação não letais. Desde então, mais de 8 novos dispositivos foram lançados. Os produtos HyperSpike atualmente detêm o Guinness Book of World Records para o dispositivo de projeção eletroacústica mais alto com 182,2 dB.
As unidades HyperSpike são criadas a partir de materiais compostos personalizados ou fibra de carbono. Cada um possui proteção contra as intempéries e são projetadas para operar em condições ambientais extremas, incluindo calor, frio, poeira, chuva congelante e chuvas torrenciais. As unidades HyperSpike são à prova de intempéries, não à prova d’água. Cada unidade direcional possui um pacote eletrônico integrado, o que aumenta a usabilidade e diminui o peso total do pacote. Certos modelos de saída alta também são fabricados com uma chave seletora de saída que pode alternar entre o nível de saída seguro “baixo” e o nível de saída extremo “alto”.
Todas as unidades HyperSpike possuem três entradas para som. Essas entradas usam conectores Amphenol exclusivos para que não possam ser trocadas acidentalmente em situações extremas. Os detalhes de cada tipo de conector estão abaixo:
- Microfone dinâmico – Este microfone estilo CB foi projetado para se adaptar à entrada do usuário. Quanto mais alta a entrada, mais alta a saída do HyperSpike. O microfone dinâmico é ativado por um botão de alternância.
- Entrada AUX – Usando um conector de fone de ouvido padrão de 3,5 mm (1/8″), um HyperSpike pode aceitar qualquer fonte de áudio comercial, incluindo iPods , Zunes e outros MP3 players. A entrada AUX está sempre ligada.
- Tom de alerta – Cada HyperSpike possui um botão de tom de alerta que emite uma frequência projetada para chamar a atenção. Este botão só pode emitir o tom de alerta.
Os modelos HyperSpike são divididos em dois tipos, direcionais e omnidirecionais. As unidades direcionais também podem ser integradas em uma plataforma de controle remoto. As unidades omnidirecionais também podem ser controladas remotamente através de uma rede IP.
O MA-1 AHD é usado pelo Exército dos EUA como componente de alerta precoce do sistema Counter Rocket, Artillery & Mortar (C-RAM). Mais de 200 unidades foram colocadas em campo.
Modelos direcionais
Os HyperSpikes direcionais são caracterizados por sua capacidade de formar um feixe de som estreito. Este feixe colimado pode variar de 5 graus a 15 graus de raio a 2 kHz. Os modelos atuais oferecidos são detalhados abaixo com seu nível máximo de pressão sonora.
- HyperShield 140 dB
- HS-Micro 140 dB
- HS-10R 144 db
- HS-16- 148 dB
- HS-18- 153 dB
- HS-24- 153 dB
- HS-40 161 dB
- HS-60 182 dB
Modelos omnidirecionais
Esses produtos HyperSpike emitem altos volumes em um raio de 360 . Aos 50′, as unidades podem ser ouvidas a mais de 1,5 milhas de distância. A série MA de dispositivos de saudação acústica consiste em uma matriz hexagonal de transdutores . À medida que o número de transdutores aumenta, a saída potencial aumenta. Como tal, o MA-2 é essencialmente dois cabeçotes emissores MA-1. Os modelos atuais são detalhados a seguir com seu nível máximo de pressão sonora .
- TCPA-Omni 140 db
- MA-1 138 dB
- MA-2 144 dB
- MA-3 150 dB
Modelos de controle remoto
Recentemente, o HS-14 e o HS-18 foram integrados em uma plataforma pan/tilt com a empresa parceira MOOG. Essa plataforma, denominada HS-14 RAHD ou HS-18 RAHD (Remote Acoustic Hailing Device), é um sistema remoto controlado por IP que pode ser integrado a qualquer sensor. Além disso, essas unidades podem ser equipadas com análises avançadas de software capazes de detectar formas humanas ou de máquinas a distâncias superiores a 1.000 metros. Exemplos de sensores integráveis incluem:
- Câmeras diurnas
- Câmeras térmicas
- Câmeras infravermelhas
- Câmeras de visão noturna
- Iluminador (Ponto de Luz Ajustável)
- Radares de Aviação
- Radares Terrestres
Os modelos direcionais HyperSpike estão em serviço com vários usuários domésticos, internacionais e privados, policiais e militares . Usuários notáveis incluem a Marinha dos Estados Unidos , o Exército dos Estados Unidos , a Guarda Costeira dos Estados Unidos, a SWAT do Condado de Allen (Fort Wayne, IN), a Marinha Francesa , a Marinha da Malásia , a Polícia da Indonésia e vários conglomerados internacionais de energia.
O MA-1 está atualmente em serviço com o Exército dos Estados Unidos para seu programa Counter Rocket, Artillery, and Mortar (C-RAM). Além disso, as unidades foram colocadas em campo para uso em grandes feiras , para a Força Aérea dos Estados Unidos e marinhas internacionais.