Um sistema de observação ancorado, desenvolvido pela empresa Israelense Sky Sapience, o Hovermast é um sistema único de vigilância e observação concebido para aplicações militares e de segurança, apoiando forças táticas de manobra, unidades especiais da polícia, controle de fronteiras, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) para missões em ambientes terrestres e marítimos.
O sistema foi entregue e entrou em uso operacional pelas Forças de Defesa de Israel logo depois de concluído o seu desenvolvimento em 2013. Uma versão naval também foi desenvolvida, proporcionando um sensor de alta capacidade para pequenos barcos. Em 2015, a Israel Aerospace Industries (IAI) juntou-se à desenvolvedora do Hovermast, a SkySapience, para integrar o sistema dentro das soluções ISR abrangentes que a IAI oferece para segurança militar e civil.
Concebido como um sistema híbrido, combinando um sistema aéreo não tripulado (UAS) e plataforma ancorada, o Hovermast integra a sofisticada autonomia e controle de um UAS com a resistência, robustez e segurança de sistemas de aeróstatos ancorados.
Ligado ao solo (ou a um veículo) por um cabo de amarração que ascende energia, comando e controle e transmite os fluxos de vídeo do sensor e metadados, o HoverMast tem energia infinita para manter a resistência da missão ilimitada, pairando em posição em alturas de até 150m acima do solo.
Ao contrário do aeróstato mais leve do que o ar, que requer um extenso suporte logístico, o Hovermast usa a propulsão multi-rotor para gerar sustentação, manter a posição e mover-se ao longo da “âncora” de amarração. Mantém dinamicamente a posição e a altitude, quando o veículo se move ou estaciona em um declive lateral, ou sob rajadas de vento de 25 nós.
A plataforma é projetada para transportar até 18 kg de carga útil. O sensor primário usa uma carga útil EO de múltiplos sensores, avançada e leve, capaz de detectar uma pessoa a quilômetros de distância, mesmo em noites escuras. Outros sensores suportam diferentes aspectos da coleta e suporte de inteligência, incluindo telêmetro laser, radar de vigilância terrestre, relé de comunicações, estação base de celular, sensores eletrônicos ou acústicos e mais.
O Hovermast opera como um sistema totalmente automático, usando uma combinação de dois rotores contra-giratórios e quatro rotores estabilizadores controlando a sustentação, a altitude e a orientação. A plataforma pode ser levantada em segundos a uma altitude de 150 metros acima do solo, para fornecer uma visão “além da colina” de 360°. Operado por uma única pessoa, o sistema é independente, contido em um recipiente compacto e pesando cerca de 300 kg, que pode ser instalado em uma caminhonete ou veículo tático, em veículos blindados, ou em uma plataforma não tripulada. Usar um sistema autônomo e operação automática significa que a carga logística é reduzida dramaticamente – em comparação com UAVs ou sistemas baseados em aeróstatos.
O Hovermast pode ser totalmente integrado a qualquer veículo de combate ou de missão especial – tanque, comando ou posto de comando avançado, proporcionando uma visão elevada do terreno e alvos dentro de sua linha de visada. O sensor elevado se conecta diretamente ao veículo operacional, mas pode também estabelecer conexão sem fio com usuários remotos, incluindo centros de comando, redes de ISR e outros operadores.
A operação do sistema é simples e intuitiva. Levantamento e retração são realizados girando um interruptor. O veículo está constantemente monitorando a sua posição, altitude e estado de funcionamento e emite avisos de alerta para o operador sobre velocidade excessiva do vento, perda de potência, mau funcionamento ou qualquer outra questão que poderia exigir retração. O sistema se retrairá automáticamente se necessário. Ao contrário das cargas montadas em mastro que devem ser niveladas à posição vertical, o sensor ancorado pode ser desdobrado de uma inclinação de até 20 graus.
Uma das principais vantagens do sistema ancorado é a sua capacidade de operar no espaço aéreo civil, tal como em cidades e outras áreas sensíveis onde as operações de sistemas aéreos não tripulados (UAS) são restritas ou proibidas. Visto que o Hovermast não é classificado como um veículo aéreo, sua operação não é limitada por regulamentos do espaço aéreo, embora o operador seja obrigado a manter a segurança operacional, mantendo o contato visual com a plataforma.
DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação