Por Guilherme Wiltgen
A Fragata Type 23 HMS Iron Duke (F 234), realizou o lançamento da nova versão do míssil Seawolf utilizando, também pela primeira vez, o mais novo radar 3D da Royal Navy, o ARTISAN da BAe Systems, também conhecido como Type 997.
O programa do radar Type 997 está orçado em aproximadamente £100 milhões e se destina a equipar, além das Type 23, o HMS Albion, o HMS Ocean e os dois novos porta-aviões da classe Queen Elizabeth (QEC).
A HMS Iron Duke foi o primeiro navio da RN a receber o novo radar e está testando-o extensivamente em todo o Reino Unido. Juntamente com o ARTISAN, também recebeu a última versão do conhecido míssil Seawolf, que equipa as fragatas da RN há mais de 30 anos e que vem, ao longo dos anos, sendo constantemente atualizado para atender às mais recentes ameaças aéreas.
Após oito semanas de um duro treinamento ao largo de Plymouth, durante o retorno para sua base em Portsmouth, chegou a hora da Iron Duke testar pela primeira vez os novos ARTISAN e Seawolf.
Ao largo da costa de Dorset, o ARTISAN rastreou e identificou o alvo com sucesso, passando as informações para o sistema do Seawolf que o destruiu com um impacto direto sobre o alvo.
Com capaciadade para rastrear até 800 alvos simultaneamente, o Type 997 pode fazer isso mesmo se eles estiverem a 200 metros do navio, o que representa a largura da entrada do porto de Portsmouth, ou a 200 Km (125 milhas) de distância.
O lançamento do Seawolf foi o ponto alto para os 180 homens e mulheres a bordo do navio, que passaram a primavera realizando o FOST (Flag Officer Sea Training) e se preparando para o iminente primeiro deployment após o reequipamento.
O radar 3D ARTISAN poderá ser o principal radar da Type 26 Global Combat Ship (GCS), sucessora da Type 23, prevista para entrar em serviço na próxima década.