HMS ‘Diamond’ lança pela primeira vez os mísseis Sea Viper

Pronto para a sua primeira comissão operativa, o terceiro destróier Type 45, lançou pela primeira vez o seu principal sistema de armas, o míssil Sea Viper.

Voado a Mach 3, o primeiro míssil lançado abateu um drone a dezenas de quilômetros do HMS Diamond.

Sea Viper é uma combinação de mísseis Aster, radar Sampson (girando em cima do mastro principal), um sistema de comando e combate e um silo na proa contendo o Sylver Vertical Launch System, que pode destruir um alvo do tamanho de uma bola de críquete.

Com as palavras: ‘Standby for Sea Viper function’, uma das portas do VLS (Vertical Launch System) se abriu e segundos depois o míssil passou através da membrana que cobre a saída do lançador, mandando destroços por todo o castelo de proa, que ficou escondido por um flash instantâneo de fogo e fumaça, como o míssil acelerando para seu alvo.

Neste caso, o alvo era drone controlado remotamente de 13 pés, que voa a velocidades de até de 530 nós, podendo voar a partir de altitudes de 10 a 40 mil pés, por até 90 minutos.

O HMS Diamond teve o seu treinamento concluído na semana passada, quando o navio participou do maior exercício militar na Europa, a Joint Warrior, se juntando a navios de seis nações diferentes, no oeste da Escócia, como parte de um grupo tarefa, realizando operações de manutenção da paz em um ambiente instável e volátil.

FONTE e FOTOS: RN

Sair da versão mobile