A HENSOLDT UK (uma empresa HENSOLDT), anteriormente Kelvin Hughes, tem uma história orgulhosa e invejável que remonta a mais de 250 anos, traçando suas raízes até Thomas Hughes, um mestre da Clock-makers Company, e Lord Kelvin, um inventor prolífico e um dos maiores cientistas do mundo. Sempre inovadora no mercado de sensores e sistemas de radar, a empresa tem uma lista sem precedentes de inovações tecnológicas, desde o primeiro tipo de radar aprovado em 1947 até hoje o primeiro radar de estado sólido comercialmente disponível, acessível e multiuso para navegação marítima.
Combinando radar e IFF
Embarcações menores usadas por marinhas e guardas costeiras – incluindo embarcações de patrulha offshore (OPVs) – geralmente têm espaço limitado acima e abaixo do convés, reduzindo o número de sensores que podem ser instalados. Para atender a esse mercado em particular, a HENSOLDT UK foi pioneira em uma solução combinada de radar e identificação de amigo ou inimigo (IFF) que maximiza o espaço limitado do mastro disponível a bordo de pequenas embarcações, aumentando a capacidade geral.
Falta espaço para o IFF
Para OPVs e navios de tamanho semelhante usados por Marinhas, Guardas Costeiras e agências de fronteira, um conjunto de sensores integrados normalmente inclui um sistema eletro-óptico para identificação e reconhecimento visual e um radar para navegação e consciência situacional. Mas sobra pouco espaço para sensores mais potentes que são encontrados em navios de guerra maiores, como o IFF.
“Normalmente em um navio de guerra, um sistema de Identificação Friend ou Foe terá uma antena totalmente separada e uma unidade destacada, o que é um problema para embarcações menores porque o espaço do mastro é muito limitado e pode haver interferência com outros sensores à medida que ele emite”, explicou. Paul Linfield, Diretor Regional de Vendas da HENSOLDT Reino Unido.
Com esse status quo em mente, a HENSOLDT UK – que definiu o padrão em tecnologia de radar de estado sólido por vários anos com seus principais radares SharpEye – apresentou uma solução inovadora que significa que até mesmo pequenas embarcações podem integrar uma poderosa capacidade IFF. A empresa desenvolveu uma unidade do Mk11, maior que integra um radar SharpEye de banda X junto com uma antena interrogadora IFF.
A importância das tecnologias IFF
As tecnologias IFF podem rastrear com precisão um grande número de alvos e são vitais quando se trata de distinguir entre forças amigas e inimigas. Isso é crucial para as operações contemporâneas em que aliados de muitas nações diferentes trabalham em estreita colaboração e, principalmente, quando se trata de diminuir as chances de engajamentos acidentais “azul sobre azul”, também conhecidos como fogo amigo.
“Ter uma capacidade IFF significa que as tripulações podem identificar um objeto ou alvo desconhecido e determinar se é amigável ou não antes de agir. Então é muito importante que você acerte. Isso também inclui tecnologia de criptografia para garantir que um inimigo não possa fingir ser um amigo.”
Existem dois componentes principais em um sistema IFF, o interrogador (uma antena grande e de alta potência) que envia uma mensagem de interrogação a um alvo e solicita uma resposta para garantir que seja amigável, e o transponder (uma antena menor), que pode pegar uma mensagem de interrogação de outra plataforma e também responda.
Integrações IFF flexíveis dependendo dos requisitos
Uma abordagem agnóstica para o novo design do Radar/IFF Mk11 significa que os clientes podem escolher uma solução IFF que atenda às suas necessidades e orçamento. Embora muitos OPVs e embarcações similares normalmente estejam envolvidos em operações relativamente benignas, como proteção e segurança de fronteira e zona econômica exclusiva (ZEE), algumas Marinhas ainda exigem a mais recente solução IFF avançada da OTAN Modo 5 – da qual a HENSOLDT é uma fornecedora líder.
Este IFF avançado é usado nos radares de vigilância aérea e aquisição de alvos multimodo HENSOLDT e agora pode ser integrado ao Mk11 para garantir a interoperabilidade com recursos navais de ponta da OTAN, como fragatas e destróiers.
Se o Modo 5 da OTAN não for um requisito, os clientes também podem escolher entre várias soluções alternativas também produzidas pela HENSOLDT.
O que isso significa em termos de capacidade?
Para começar, uma unidade giratória que combina uma antena IFF e um radar de estado sólido significa que o espaço do convés é usado da maneira mais eficiente possível, e os requisitos de peso e manutenção também são reduzidos com o uso de apenas uma estrutura para dois sensores.
A unidade de giratória Mk11 SharpEye também usa materiais compostos de fibra de carbono para economizar ainda mais peso e pode ser instalada com apenas três parafusos com todos os componentes eletrônicos do radar. Sendo uma unidade de acionamento direto sem caixa de engrenagens, é muito fácil de instalar e praticamente livre de manutenção.
Ter ambos os sensores localizados na mesma unidade de giratória também reduz as possibilidades de que os sinais do IFF e do radar interfiram entre si, com ambos emitindo na direção oposta um do outro. “Não há interferência com que se preocupar”, observou Linfield.
Rastreamento de UAS (sistemas aéreos não tripulados) orgânico a bordo de embarcações
Além de identificar alvos aéreos amigáveis ou potencialmente hostis, as tecnologias IFF também são comumente usadas para controle de tráfego aéreo e rastreamento de grande número de aeronaves. Esse uso do IFF é importante para as tripulações das embarcações, pois mais Marinhas utilizam sistemas aéreos não tripulados (UAS) a bordo das embarcações para auxiliar na conscientização situacional de longo alcance e na vigilância de área ampla.
Novas embarcações estão sendo projetadas para acomodar UAS, incluindo variantes de decolagem e pouso vertical (VTOL) que podem ser usadas em um pequeno convés, como os encontrados em OPVs. Um exemplo disso são os novos navios de patrulha offshore Patrouilleur d’Outre-Mer (POM) da Marinha Francesa, que utilizarão a solução combinada de radar/IFF da HENSOLDT UK e embarcarão um UAV VTOL. A NEXEYA – uma empresa HENSOLDT – também fornecerá o sistema de gerenciamento de combate para essas embarcações.
As tripulações podem usar o sistema IFF para rastreamento e liberação de alcance ao operar o UAV, garantindo a segurança de qualquer outra aeronave tripulada que possa estar nas proximidades e permitindo que o UAV seja usado além da linha de visão para operações de longo alcance.
Uma longa tradição em soluções inovadoras de sensores marítimos
O radar Doppler de pulso SharpEye Mk11 oferece recursos significativamente aprimorados em relação aos radares de navegação de estado sólido disponíveis comercialmente, incluindo percepção situacional em todas as condições climáticas e em alto mar. Isso já foi fornecido para mais de 30 marinhas e guardas costeiras em todo o mundo, o que é uma prova de seu desempenho e qualidade.
A adição da tecnologia IFF ao Mk11 leva essa tecnologia para o próximo nível e fornece uma capacidade sem precedentes para as tripulações quando se trata de consciência situacional e vigilância de longo alcance. A HENSOLDT UK tem um longo legado de desenvolvimento de sensores e o novo Mk11 Radar/IFF é um sinal de que permanecerá na vanguarda das tecnologias de sensores marítimos no futuro próximo.