Taufkirchen / Alemanha, 17 de junho de 2020 – O fornecedor de sistemas de sensores HENSOLDT congratulou-se com a decisão do parlamento alemão de desenvolver o novo radar AESA (Active Electronic Scanning Array) para toda a frota alemã de caças Eurofighter como um sinal positivo para a Alemanha como base tecnológica e para uma bem sucedida cooperação europeia no setor da defesa.
“Com esta decisão, a Alemanha está assumindo um papel pioneiro no campo da tecnologia chave para o Eurofighter pela primeira vez”, disse Thomas Müller, CEO da HENSOLDT. “Isso criará empregos de alta tecnologia na Alemanha e dará as Forças Armadas unificadas da Alemanha, o equipamento necessário para responder a novas ameaças. Além disso, é um sinal para a Europa que a Alemanha está investindo em uma tecnologia de importância crucial para a cooperação europeia em defesa”.
Com a publicação do orçamento para o desenvolvimento, produção e integração de um novo radar para o caça Eurofighter (a participação da HENSOLDT excede 1,5 bilhão de euros), o Comitê de Orçamento do Parlamento abriu caminho para a modernização do Eurofighter em uma área crucial, Sensor Technology. Ao contrário do desenvolvimento do radar até agora em um consórcio sob liderança britânica, a responsabilidade pelo sistema de radar agora passará para a casa de radar alemã HENSOLDT.
A empresa, com sede em Taufkirchen, Baviera, já estava envolvida no desenvolvimento e produção da tecnologia de sensores do Eurofighter atualmente em uso. A HENSOLDT emprega 2.000 pessoas em seu centro de radar em Ulm. Somente nos departamentos de radar da Eurofighter, espera-se um aumento de 400 empregos altamente qualificados durante a duração do programa. No desenvolvimento do radar, a empresa trabalha em estreita colaboração com o principal contratado, a Airbus e o grupo espanhol de eletrônicos de defesa Indra.
Ao mesmo tempo, o Bundestag também aprovou o orçamento para a aquisição de quatro navios de combate multiuso MKS 180 para a Marinha Alemã. Como resultado da especificação do produto, a HENSOLDT fornecerá quatro radares navais TRS-4D, também baseados na tecnologia AESA para este projeto. Radares deste tipo já estão implantados em vários navios da Marinha Alemã.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN