Taufkirchen, Alemanha – A HENSOLDT está fornecendo mais seis de seus radares de alto desempenho TRML-4D para fortalecer a defesa aérea da Ucrânia. No âmbito de uma encomenda de mais de 100 milhões de euros, os radares serão entregues no segundo semestre do ano após a formação dos operadores ucranianos. A HENSOLDT já possui vários radares TRML-4D sob contrato para a Ucrânia como parte do sistema de defesa aérea IRIS-T SLM.
Thomas Müller, CEO da HENSOLDT, disse: “Temos o prazer de apoiar a Ucrânia com seis radares TRML-4D adicionais, que fortalecerão ainda mais a rede de sensores de vigilância e defesa aérea da Ucrânia. As informações do TRML-4D alimentam a situação aérea nacional da Ucrânia, protegendo os cidadãos ucranianos. Estamos orgulhosos de poder entregar este equipamento tão necessário em curto prazo.”
O TRML-4D usa a mais recente tecnologia de radar Active Electronically Scanned Array (AESA) com múltiplos feixes de formato digital. É capaz de detectar precocemente vários tipos de alvos aéreos, como aeronaves, helicópteros e mísseis de cruzeiro. Ele garante a rápida detecção e rastreamento de cerca de 1.500 alvos em até 250 km.
O compromisso de HENSOLDT em apoiar o sistema de defesa aérea da Ucrânia não é novo. A empresa já possui vários radares TRML-4D sob contrato para a Ucrânia como parte do sistema de defesa aérea IRIS-T SLM. Este último pedido reafirma a parceria da Hensoldt com a Ucrânia e sua dedicação em fornecer tecnologia de radar para aumentar a segurança nacional.
Além do radar TRML-4D, a HENSOLDT oferece um portfólio de soluções de segurança e vigilância aérea. O radar passivo Twinvis, a família de produtos Spexer e os radares projetados para proteger o tráfego aéreo e de navios estão entre as ofertas exclusivas da empresa. O histórico da HENSOLDT inclui o fornecimento de radares para fragatas e corvetas da Marinha Alemã e o apoio à vigilância do espaço aéreo e controle de aproximação em aeródromos das Forças Armadas Alemãs.