Em ambos os contratos com valor superior a € 27 m, a HENSOLDT entregará quatro radares TRS-3D, incluindo a mais recente tecnologia de estado sólido e software de processamento de sinais, e os entregará a partir de 2021, paralelamente ao programa de construção dos novos navios da Guarda Costeira Ártica. O TRS-3D inclui um radar secundário MSSR 2000 I para Identification-friend-or-foe (IFF). Ele opera todos os modos IFF atuais, incluindo o mais recente padrão “Mode S/ Mode 5 Level 1/2” respondendo aos requisitos mais recentes da OTAN.
“Nosso radar naval TRS-3D é um radar extremamente confiável, particularmente adequado para missões litorâneas”, disse o CEO da HENSOLDT, Thomas Müller. “Estamos fazendo o contrato de upgrade da Guarda Costeira da Noruega como prova da satisfação do cliente com nossos produtos e serviços”.
O TRS-3D é um radar naval multimodo tridimensional para vigilância aérea e marítima. Inclui a capacidade de correlacionar parcelas e traçados de alvos com o sistema de identificação MSSR 2000 I para identificação automática de embarcações e aeronaves, o que é essencial para evitar ataques amigáveis e para estabelecer um panorama abrangente da situação. Ele é usado para localizar e rastrear automaticamente todos os tipos de alvos aéreos e marítimos e orientação segura de helicópteros a bordo. Graças às suas tecnologias de processamento de sinal, o TRS-3D é particularmente adequado para a detecção antecipada de objetos em baixo vôo ou em movimento lento sob condições ambientais extremas.
Mais de 50 unidades do radar estão em operação com forças navais ao redor do mundo. Entre os navios equipados estão as fragatas e corvetas da Marinha Alemã, os Cortadores de Segurança Nacional da Guarda Costeira dos EUA e os barcos de patrulha “Esquadrão 2000” da Marinha da Finlândia.
FONTE: HENSOLDT