Por Luiz Padilha
As aeronaves possuem 6.000 horas de voo e após o retrofit, poderão voar por mais 12.000 horas, segundo informações de Paulo Freire, da RONIC Internacional, representante da Pera Inc. no Brasil.
O preço estimado da aeronave é de USD 6,5 milhões na configuração básica de voo, que não incluem o traslado, peças sobressalentes e o programa de manutenção. As aeronaves disponíveis foram fabricadas entre 1979 e 1989, e utilizam motores GE-T-701 de 1.560 (SHP) cada.
Transferência ao cliente estimada entre de 120-150 dias após receber o Contrato de Assistência Técnica do Departamento de Estado Americano e a licença DSP-73 International Traffic Arms Regulation (ITAR) aprovada.
Mas quem são os potenciais clientes para essas aeronaves?
Segundo Paulo Freire, as aeronaves podem ser muito úteis junto as Policias Militares, pois possuem a robustez necessária para o uso em vigilância, apoio à operações militares, resgate e salvamento dentre outras funções.
Características do UH-60A Black Hawk após o retrofit:
• Rotor principal de quatro pás/rotor de cauda de titânio, resistentes à artilharia AAA até 23mm
• Capacidade para transportar 11 soldados equipados para combate ou 20 em modo assalto
• A aeronave é equipada com duas portas deslizantes de carga (uma em cada lado) e um gancho de carga externo capaz de suportar 8.000 libras (3.630 kg)
• O combustível é armazenado em dois tanques com capacidade de 362 galões, podendo ainda ser equipada com dois tanques auxiliares de 185 gal.
• O UH-60A é equipado com rádios VHF, UHF
• O UH-60A pode ser equipado para suportar uma variedade de armamento, está equipado com um sistema hidráulico redundante e aviônicos digitais
• Peso Bruto Máximo = 23.500 libras e velocidade máxima de 193 nós/ 222 mph, com autonomia de 350 milhas sem os tanques auxiliares.
A empresa tem 2 opções para oferecer aos clientes no Brasil, cabendo ao cliente optar pela opção que melhor atenda suas necessidades.
Opção 1
• Criação de um programa de apoio ao cliente
• Realização de inspeções de aceitação, revisão de registros do histórico da aeronave
• Organização do vôo de traslado para instalação e manutenção
• Gerenciamento do programa e supervisão durante o processo de overhall
• Criação de logística para missão específica (civil ou militar)
• Aceitação final da aeronave pós overhall
• Ferry para transporte e entrega ao cliente
• Remontagem e testes de vôos
• Programa de logística de instalação, treinamento técnico de aeronaves e sistemas, publicações seguras
• Configuração do Programa de Garantia de Qualidade – PGQ
• Conduzir Operações com o Representante Comercial de Serviço de Campo (CFSR) por 6 Meses
OPÇÃO 2
• Criação de configurações específicas ao cliente (ex: resgate e salvamento, VIP, patrulha civil, usos da indústria e outros)
• Criação de Programa de Apoio H-60 para o cliente
• Realização de inspeções de aceitação, revisão de registros dos histórico da aeronave
• Organização do vôo de Ferry para instalação e manutenção
• Gerenciamento de programa e supervisão durante o processo de overhall
• Criação de logística/lista de equipamentos de suporte em solo
• Aceitação final da aeronave pós overhall
• Ferry para transporte e entrega ao cliente
• Remontagem e testes de vôos
• Programa de logística de instalação, treinamento técnico de aeronaves e sistemas, publicações seguras
• Configuração do Programa de Garantia de Qualidade – PGQ
• Conduzir Operações com o Representante Comercial de Serviço de Campo (CFSR) por 6 Meses.
Após a escolha de uma das opções acima, o tempo necessário para a realização dos serviços e entrega da aeronave ocorrerá em aproximadamente 150 dias, já com toda a documentação.
Ainda segundo Paulo Freire, as aeronaves são capazes de receber blindagem para atuar em áreas mais “quentes”, onde a segurança da tripulação se faz necessária. Equipamentos eletrônicos específicos como radar e rádios de diferentes fabricantes, poderão ser instalados se o comprador desejar.
Com mais 12 mil horas de vôo disponíveis após o retrofit/overhall, sem dúvidas que o UH-60A passa a ser uma opção interessante, pois o custo de USD 6,5 milhões a unidade básica é bastante interessante, e ter aeronaves com estas capacidades voando nas Policias Militares do Brasil, sem dúvida aumentaria sobremaneira sua capacidade de atuação no área de segurança do país.
A aeronave para ser usada pela aviação civil no Brasil precisa ser certificada junto à ANAC.