Por Bruno Porto
O megacontrato da Helibras com as Forças Armadas do Brasil para a produção de 50 unidades do EC 725, um acordo de € 1,9 bilhão, tem propiciado à única fabricante de helicópteros do país a nacionalização de diversos equipamentos, agora usados em outros projetos, como a modernização em andamento de 34 helicópteros Pantera K2 para o Exército.
A Helibras, com fábrica em Itajubá, no Sul de Minas, já realizou o primeiro voo de uma unidade do Pantera que passou por todas as fases de modernização.
O programa para modernização dos 34 helicópteros Pantera, adquiridos em 1988, vai dar às aeronaves mais 25 anos de vida útil. O serviço tem preço até 35% menor do que o valor de um helicóptero novo e funciona como um upgrade na aeronave. Elas terão aumento de 400 quilos na capacidade de carga em operação em áreas restritas (em comparação ao modelo anterior), maior velocidade (260 km/hora contra 220 km/hora) e alcance (660 quilômetros contra 550 quilômetros).
“A célula do Pantera não tem restrição de tempo de uso e é uma aeronave semelhante às da Guarda Costeira americana. Isso o coloca em um perfil muito adequado para a modernização. A vida útil da célula é o que pode limitar as vantagens de uma modernização”, diz Marco Wagner, executivo de vendas responsável pelo programa de modernização do Pantera.
De acordo com ele, equipamentos como o painel da aeronave e o piloto automático do Pantera são de fabricação nacional. Outros equipamentos mais específicos desenvolvidos para o EC 725 podem ser adequados para o Pantera.
Essa primeira unidade modernizada no Brasil é a terceira que teve as intervenções concluídas, mas outras duas passaram por alguns procedimentos na França, onde está a sede da Airbus Helicopters, empresa controladora da Helibras.
Engenheiros da Helibras e do Exército, além de mecânicos foram à França para o intercâmbio tecnológico que viabilizou a nacionalização das etapas de modernização.
Cronograma
Até junho deste ano a Helibras deve entregar outras 2 aeronaves ao Exército. Até o final do primeiro semestre de 2016 serão 5 helicópteros Pantera já disponíveis para o Exército – os dois reconstruídos que já estão com eles desde 2014, um entregue em 2015, e dois serão entregues no começo de 2016. A última unidade será entregue em 2020.
FONTE: Hoje em Dia