Anúncio das modificações da aeronave e início dos primeiros voos acontece durante a LABACE 2016
A modernização proporciona um aumento significativo da performance da aeronave. Isso se dá pelo acréscimo de 20 cm no diâmetro do rotor principal, por meio da substituição das pás, o que garante maior sustentação. É realizada também a instalação de um novo software do FADEC, a troca de uma série de componentes, peças e partes estruturais, ampliando a vida útil do helicóptero.
O peso máximo de decolagem passou para 2.980 kg, especialmente em locais de altas temperaturas. A modernização também oferece maior segurança em decolagens de helipontos elevados, já que permite um ganho de 90 kg nessas condições.
Entre os benefícios advindos da modernização, o helicóptero passou também por um processo de atualização no sistema de monitoramento de parâmetros de motor e célula, e no sistema de gerenciamento de voo, com excelente custo-benefício e uma redução de 2,3% no consumo de combustível.
“O H135 modernizado será apresentado aos nossos clientes durante o mês de setembro e eles poderão comprovar as melhorias de desempenho obtidas com esse upgrade que esperamos que seja o primeiro de muitos para o mercado civil”, destaca Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços da Helibras.
Os pilotos e mecânicos da aeronave modernizada também contarão com o apoio da Helibras para familiarização e treinamento na nova versão.
“Após a modernização, os voos de teste demonstraram um ganho no desempenho da aeronave, assim como melhorias na velocidade máxima com potência máxima contínua e na qualidade do voo.”, comenta Rogério Holzmann, piloto de ensaios da Helibras.
O comandante Walter Iglesias, piloto da aeronave modernizada e que opera EC135 desde 1999, acompanhou os passos do upgrade. “Começamos a operar o modelo EC135 P1 e assim que foi lançado o P2 disponibilizando mais potência e peso para decolagem, fomos os primeiros a realizar o retrofit com ganhos operacionais e performance consideráveis. Depois disso, em 2010 trocamos a aeronave por essa atual, que já soma mais de 1.350 horas de voo sem nenhum dia de indisponibilidade técnica. Pela confiança no produto, na empresa, e por todas as melhorias introduzidas nessa modernização, temos a certeza que o H135 nos garantirá mais segurança e alto desempenho”, disse Iglesias.
Melhorias Significativas
Peso máximo de decolagem + 30 kg
Cat A, decolagem vertical de heliponto elevado (SL, ISA+20) + 90 kg
Voo pairado fora do efeito de solo (MTOW, ISA+20) + 2.300 ft
Voo pairado fora do efeito de solo c/ 1 motor inoperante 2min (SL,ISA) + 8.366 ft
Teto de serviço + 8.300 ft
Ficha técnica – H135
• Capacidade: 1 tripulante + 6/7 passageiros
• Comprimento: 12,26 m
• Altura: 3,51 m
• Peso Máximo de Decolagem: 2.980 kg
• Motorização: 2 turbinas Turbomeca Arrius 2B2 plus (660 shp / 492 kW) ou 2 turbinas Pratt & Whitney PW206B3 (708 shp / 528 kW)
• Teto máximo: 20.000 pés / 6.096 m
• Carga útil: 1.418 kg
• Velocidade máxima: 259 km/h
• Velocidade de cruzeiro: 252 km/h
• Alcance: 830 km