Grupo Imtech Belgium – Damen revelou suas soluções para novos MCM

Uma ilustração do protótipo do navio-mãe proposto pelo Imtech Belgium - Damen (Fonte: Damen Schelde)

A Bélgica e a Holanda decidiram, em conjunto, substituir a sua capacidade em matéria de medidas de contra minagem (Mine countermeasures – MCM). Os construtores navais navais Damen em associação com a Imtech Belgium, formaram a corporação Imtech Belgium – Damen, e apresentaram sua proposta ao MoD belga que está encarregado da seleção final. Esta oferta inclui uma navio-mãe com duas caixas de ferramentas (toolbox) diferentes.



Como um lembrete, as embarcações de Medidas de Contra Minagem (MCM) são navios capazes de localizar e desarmar explosivos debaixo d’água. Essas embarcações são equipadas com uma variedade de sensores subaquáticos modernos, como sonares montados no casco, e veículos submersíveis operados remotamente que podem se aproximar e destruir objetos submersos perigosos.

Richard FM Keulen, Diretor de Suporte de Vendas Navais da Damen, disse ao Navy Recognition durante a NAVDEX 2019, UAE, que “como este projeto dos navios MCM faz parte de uma cooperação entre as Marinhas belga e holandesa, faria todo o sentido que as empresas belgas e holandesas juntassem as mãos para cuidar disso”. Portanto, em março de 2018, a Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) e a Imtech Belgium estabeleceram uma associação comercial temporária, chamada Imtech Belgium-Damen, como a principal contratante principal do MoD belga.

Através da compra de novos navios MCM, a Bélgica e a Holanda procuram manter as suas forças navais conjuntas como líderes na caça às minas nas forças da OTAN. Na verdade, as Marinhas belga e holandesa destacam-se nesta área de especialização, mas hoje precisam fortalecer sua expertise adquirindo embarcações mais capazes e atualizadas. A Marinha Belga introduz um novo conceito com um navio mãe que fica fora do campo minado e uma caixa de ferramentas de veículos não tripulados altamente sofisticados para procurar, detectar, classificar e neutralizar de forma remota e autônoma qualquer ameaça de mina. Portanto, a Imtech Belgium – Damen decidiu colocar sua própria experiência de MCM a serviço de ambos os países, ajudando-os a alcançar seus objetivos de permanecer um líder mundial na caça e exploração de minas. No entanto, dois outros consórcios estão competindo pelo contrato.

A oferta da Imtech Belgium – Damen consiste no fornecimento de uma navio mãe a ambas as Marinhas, equipada com uma grande caixa de ferramentas de equipamento não tripulado. E a força da Imtech Belgium – Damen poderia ser sua decisão de dar a oportunidade às Marinhas de escolher entre duas caixas de ferramentas diferentes. Uma fabricado pela ATLAS ELEKTRONIK e a outra pela OIP (Sensor Systems).

Um design da caixa de ferramentas do ATLAS (Fonte: ATLAS ELEKTRONIK)

A caixa de ferramentas construída pela ATLAS incluiria IMCMS, ARCIMS USV, SeaCat AUV, SAS rebocado, capacidade de equipamento de varredura de mina influenciada, um drone de decolagem e aterrissagem vertical, sonda para evitar mina, bem como a integração de sistema relacionado. A oferta da ATLAS inclui a integração sofisticada no Sistema de Gestão de Combate das embarcações e, ao lado, a capacidade de trabalhar de forma autônoma.

Quanto à caixa de ferramentas OIP, incluiria um Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS), um Veículo Aerotransportado Não Tripulado (UAV), um Veículo Marítimo Não Tripulado (USV), uma gama diversificada de Veículos Submarinos Autônomos (AUV) e sensores, e um simulador e um centro de controle em conteiner. O sistema de comando e controle (CMS), desenvolvido pela OIP e configurado no navio mãe, permite o controle direto dos diferentes veículos não tripulados. O sistema OIP também fornece um link direto e seguro entre os vários elementos dos sistemas (por exemplo, permitindo uma transferência de dados completamente segura dos USVs para o navio). Estas ferramentas são altamente adaptáveis ​​e também podem ser usadas para outros propósitos além das missões de Contra-Medida de Minas. O Veículo Aerotransportado Não Tripulado e o Veículo Marítimo Não Tripulado podem ser um grande trunfo para qualquer um dos dois.

Além do fornecimento de novas embarcações, a Imtech Belgium – Damen planeja desenvolver um MCM, no qual ambas as empresas (ou seja, Imtech Belgium e Damen) irão cooperar no desenvolvimento, construção, manutenção e modernização desses navios e suas caixas de ferramentas, mas também sobre a inovação e o desenvolvimento de um cluster de indústrias. Todas essas atividades vão se desenvolver na Bélgica. Acima de tudo, através deste contrato, a Imtech Belgium – Damen pretende continuar a parceria estratégica entre a Bélgica e a Holanda, na área do MCM, onde ambas as nações já formam o marco internacional para a OTAN e a UE. Essa posição de liderança resultará em outras nações aderindo a esse novo conceito, ou seja, oportunidades de exportação.

FONTE: NavyRecognition

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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