Gripen e sua manobrabilidade

O Gripen possui uma configuração de asa do tipo “delta/canard”, com estabilidade flexibilizada. Um sistema triplo de controle aerodinâmico permite uma grande estabilidade e agilidade, proporcionando um voo preciso e manobras altamente ágeis.

Esta solução ajuda muito os pilotos a otimizarem os seus comandos ao longo de todo o envelope de voo, o que também reduz o esforço necessário para executar manobras que exigem um grande grau de precisão.

Para auxiliar ainda mais, o sistema de controle de voo compensa as difíceis condições ambientais e minimiza o arrasto. Além disso, também garante um voo bastante seguro e tranquilo, não permitindo que o piloto sobrecarregue a aeronave, exceto em caso de emergência.

Reabastaceimento em Voo (REVO)

Outra característica do Gripen é estar equipado para realizar o reabastecimento em voo utilizando o sistema “probe-and-dogue” do padrão OTAN. Essa capacidade aumenta consideravelmente o raio de combate e/ou o tempo na estação, de fato, o Gripen pode realizar missões com mais de oito horas de duração.

Sair da versão mobile