A Marinha francesa e a DCNS conduziram com sucesso o primeiro teste de lançamento do torpedo leve MU90 a bordo do fragata francesa multi-missão FREMM Aquitaine.
O gerente do programa FREMM, Vincent Martinot-Lagarde, disse que o primeiro navio da classe de fragata multi-missão FREMM, Aquitaine, tinha sido projetado para enfrentar todos os tipos de ameaças.
“O sucesso do primeiro teste de lançamento de torpedo é um marco importante, pois confirma a capacidade ASW do navio e do seu sistema de combate, que foi projetado, desenvolvido e produzido pela DCNS”, completou Lagrde.
Durante os ensaios em condições operacionais, conduzidas em cooperação com a direction générale de l’armement (DGA), o navio lançou seu torpedo equipado com sensores e coletores de dados, no lugar da carga de explosivo.
Após os testes de configuração do tubo de torpedo e da corrida-seca, os ensaios validaram as configurações do tubo torpedo do navio com especificações relevantes, enquanto que os sensores de bordo do torpedo confirmaram todos os parâmetros, incluindo a velocidade de saída, ângulo de impacto com a água, e o comportamento do torpedo durante a trajetória .
Em março, a fragata FREMM demonstrou a sua capacidade de operação aérea embarcada com o helicópetro Caimän (NH90), da Aeronavale.
Capaz de acomodar 145 tripulantes, mais um grupo complementar de 108 homens, a Aquitaine desloca 6.000 ton e pode atingir uma velocidade de 27nós.
Equipadas com radar multifunção Herakles e armada com mísseis MdCN, Aster e Exocet MM40, as fragatas FREMM foram concebidas para combater as ameaças no ar, no mar e na terra.
No âmbito do programa naval FREMM, a França vai adquirir 11 fragatas e a Itália dez.
Lançada em abril de 2010, a fragata FREMM Aquitaine tem previsão de ser entrega à Marine Nationale ainda deste mês.
FONTE e FOTO: DCNS