Por Luiz Padilha
O estaleiro PT PAL Surabaya lançou ao mar a primeira de duas fragatas de mísseis guiados SIGMA 10514 Perusak Kawal Rudal (PKR), destinadas à Marinha da Indonésia. O estaleiro PT PAL construiu esses navios em colaboração com o estaleiro holandês Damen.
A fragata KRI Raden Eddy Martadinata, teve partes construídas pelo estaleiro Damen e enviadas para o estaleiro PT PAL que realizou a junção com outros segmentos fabricados localmente.
O navio é equipado com radar Smart S 3D e radar diretor de tiro Stir 1.2 da Thales.
Com o lançamento deste primeiro navio, o estaleiro PT PAL Surabaya mostra que o programa de transferência de tecnologia está produzindo frutos.
O projeto da fragata SIGMA 10514 PKR foi iniciado em agosto de 2010 pelo Ministério da Defesa indonésio. O Ministério fechou um contrato com o estaleiro Damen para a construção da primeira SIGMA 10514 PKR em dezembro daquele ano. A primeira chapa de aço foi cortado pelo ex-ministro da Defesa, Sr. Purnomo Yusgiantoro em Janeiro de 2014 e a quilha foi batida em abril de 2014, no estaleiro PT PAL em Surabaya. Os PKRs são projetados e construídos para aguentar várias missões.
Características:
A fragata tem um comprimento de 105.11 metros, 14,2 metros de boca e um deslocamento de 2.365 toneladas. O navio dispõe de um alojamento totalmente climatizado para até 122 pessoas. O convoo é adequado para receber um helicóptero de tamanho médio com um peso máximo de 10 toneladas. O navio também é equipado com dois cascos de barcos infláveis rígidos (RHIBs) para operações de salvamento e de patrulha. A fragata tem uma velocidade de 28 nós e pode navegar até 5,000nm a 14 nós. A autonomia é de pelo menos 20 dias no mar.
O sistema de propulsão do navio, utiliza um diesel combinado ou elétrico (CODOE), que consiste em dois motores diesel de 10,000kW classificação contínua (MCR), no máximo dois motores elétricos 1,300kW, duas caixas de velocidades de entrada duplas e dois hélices de passo controlável.
O navio está equipado com um sistema de gerenciamento de plataforma sofisticada que permite o controle e o monitoramento de sistemas auxiliares do navio. O navio será equipado com sensores e armamentos pacote “state-of-the-art” para combate ar, superfície e ameaças submarinas . Para auto-defesa, o navio também é equipado com amplos sistemas de guerra eletrônica.
NOTA DO EDITOR: * As corvetas Sigma foram desenvolvidas pelo estaleiro Damen, mas neste projeto com a Marinha da Indonésia, foram denominadas como fragatas, segundo release do estaleiro Damen recebido pelo DAN, apesar de possuírem deslocamento de corveta.