Por Joe Skipper
CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) – Um foguete Falcon 9, da Space X, decolou da Flórida na segunda-feira com uma carga de satélites de comunicações e conseguiu retornar de volta a Cabo Canaveral e pousar em segurança perto de sua plataforma de lançamento, no primeiro voo espacial desse tipo.
A missão bem-sucedida, coroada pela colocação de todos os 11 satélites em órbita para o cliente ORBCOMM, levou pouco mais de 30 minutos e marcou uma nova etapa fundamental para a empresa privada Space Exploration Technologies, ou SpaceX, fundada pelo empresário Elon Musk, do ramo da alta tecnologia.
Foi o primeiro voo de sua empresa, com sede na Califórnia, desde que uma falha num foguete em junho destruiu uma nave de carga que integrava uma missão de reabastecimento com destino à Estação Espacial Internacional.
O lançamento de segunda-feira completou uma rede de 17 satélites, no total de 200 milhões de dólares, que fornecerá serviços de mensagens entre máquinas, como entre varejistas e navios de contêineres.
Antes de segunda-feira, a SpaceX estava sem decolar desde 28 de junho, quando um foguete Falcon 9 explodiu pouco depois do lançamento durante um voo de carga da Nasa para a Estação Espacial Internacional.