De acordo com o secretário de Produtos de Defesa do ministério, Flávio Basílio, as condições para integrar a concorrência exigem qualificação. “Várias empresas internacionais foram habilitadas e a italiana Fincantieri é uma empresa sólida, historicamente bem apresentada no mercado, na fabricação de produtos do setor e que conhece os processos das forças e os detalhes do projeto. É um diferencial. Pernambuco ganha com o fato de ela ser dona do Vard Promar, e estar em Suape”, ressaltou, destacando que a empresa vencedora será anunciada em 2018 e as entregas dos navios acontecerão entre 2019 a 2022. Cada navio terá custo médio de US$ 450 milhões.
A lista de empresas habilitadas na primeira etapa à concorrência foram:
- BAE Systems Ltd (Inglaterra);
- Chalkin Shipyards S.A. (Grécia);
- China Shipbuilding and Offshore Co.Ltd (China);
- China Shipbuilding Trading Co.Ltd (China);
- Damen Schelde Naval Shipbuilding B.V. (Holanda);
- DCNS do Brasil Serviços Navais Ltdª (França-Brasil);
- Ficantieri S.p.A. (Itália);
- German Naval Yards Inc. (Alemanha);
- Posco Daewoo do Brasil (Coreia do Sul);
- Rosoboronexport Joint Stock Company (Rússia);
- SAAB Ab (Suécia);
- Singapore Technologies Marine Ltd (Cingapura);
- State Research and Design Shipbuilding Centre (Ucrânia);
- Turkish Associated Shipyards (Turquia);
- Thyssenkrupp Marine Systems GmbH (Alemanha);
- Wuhu Shipyard Co (China) e
- Zentech do Brasi Serviços Técnicos Ltdª (Brasil).
Fonte: Diário de Pernambuco