Segundo nota oficial divulgada pela Força Aérea Peruana (FAP), e repercutida na imprensa local, aquela instituição estaria estudando a aquisição de novas aeronaves de transporte, até um total de seis exemplares.
Em 2011, a FAP tentou a compra de dois turboélices C-130E usados por US$ 74 milhões, através da Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA – Defense Security Cooperation Agency) do governo dos Estados Unidos, mas a transação não se efetivou devido a firme recusa de parlamentares peruanos em autorizarem a aquisição desses aviões, considerados por eles um tanto desgastados. Na atualidade, a preferência peruana continua focada no Hércules, mas especificamente na versão avançada C-130J Super Hércules.
Enquanto outras Forças Aéreas no continente anunciam encomendas do novo Embraer D&S KC-390, jato de transporte militar e reabastecedor previsto para entrar em serviço com a Força Aérea Brasileira em 2017-18 e considerado o substituto do Hércules, o Peru sinaliza uma clara preferência pelo quadrimotor fabricado pela estadunidense Lockheed Martin.
A FAP já utiliza há quase 40 anos alguns exemplares da antiga versão L-100, 20 deles com muito sucesso. Outra opção considerada pelos peruanos, e discutida na nota, poderia envolver a encomenda do Airbus Defense and Space A-400M Atlas, uma aeronave de uma classe superior mesmo ao C-130J.