Por Luiz Padilha
Exponaval 2018, Viña del Mar, Chile – Nesta edição da Exponaval, o Defesa Aérea & Naval esteve presente e dentre as novidades que vimos, uma nos chamou a atenção. Trata-se de um sistema de contramedidas para defesa de meios de superfície da empresa IrvinGQ, sediada no Reino Unido, uma empresa que conta com quase 100 anos de experiência.
A IrvinGQ Ltd é líder mundial no projeto e fabricação de refletores para proteção de navios. Os refletores navais (chamarizes), da empresa têm protegido os navios das principais Marinhas em serviço em todo o mundo desde 1986.
Os Srs. Matias Maloberti e Richard Morgan, representantes da empresa na feira, nos atenderam estande britânico e nos explicaram como funciona a 3ª geração do Floating Decoy System.
A 3ª geração do FDS, fornece uma camada essencial de contramedidas defensivas contra mísseis anti-navio guiados por Rádio Frequência, complementando outras contramedidas passivas e ativas de soft-kill e hard-kill de um navio.
Como é o funcionamento dos refletores FDS3
O aumento significativo do interesse pelo sistema pelas principais Marinhas, é devido a eficacia do FDS3 contra as ameaças em evolução, proporcionando um equilíbrio ideal entre custo e capacidade.
O FDS3 é formado por três superfícies refletoras mutuamente perpendiculares que produzem o meio mais eficiente de refletir os sinais eletromagnéticos recebidos, de radiofrequência ou o radar. Ao agrupar múltiplos refletores juntos em uma estrutura como o FDS3, é possível produzir uma seção transversal de radar densa e em massa (RCS) em 360 graus, o que dá uma resposta semelhante a um navio navegando na superfície do mar. Segundo o Sr Matias, o sistema FDS3 não deve ser menosprezado pelos usuários de mísseis antiaéreos RF, ao preço de verem seus mísseis anti-navio, obsoletos.
Sedução, Distração ou Confusão
O FDS3 em determinadas condições de mar, pode permanecer eficaz por até 3 horas, permitindo que ele seja usado em modos de sedução ou distração / confusão, fornecendo ao comandante do navio, mais opções defensivas a partir de um único FDS3.
dependendo do estágio do voo do míssil, pode ser necessário o uso de 2 ou mais chamarizes FDS3, criando um alvo falso. Se for implantado antes do lançamento do míssil, o sistema produzirá uma confusão para o navio atacante determinar o alvo correto. Se implantado antes que o buscador do míssil entre em seu terminal ou na fase inicial, o FDS3 distrairá o buscador do navio. Em ambos os casos, o FDS3 será eficaz na proteção de um Grupo Tarefa por exemplo.
Se os mísseis anti-navio entrarem na sua fase terminal e ficarem “travados” ao navio, então o FDS3 é usado como um chamariz de sedução, seduzindo os mísseis travados que ainda estão longe do navio. No modo de sedução, a seção cruzada do radar (RCS) do chamariz se funde com o RCS do navio, de modo que o míssil vê o chamariz e o navio como um alvo. À medida que o navio se afasta do chamariz flutuante, o míssil permanece travado no RCS maior do chamariz.
Defesa em camadas
Normalmente, a defesa antimíssil envolve uma abordagem em múltiplas camadas, na qual mísseis superfície-ar atacam a ameaça do míssil mais cedo, apoiados por um conjunto de contramedidas para continuar protegendo o navio de quaisquer mísseis que possa ter escapado da camada hard-kill. O FDS3 é, portanto, uma camada essencial de soft-kill na defesa de modernos navios de guerra de superfície e é usado em conjunto complementando todas as outras contramedidas.
Plataformas e ajuste do tipo de navio
O FDS3 é adequado para corvetas, fragatas e destróiers, podendo também ser usado em outros tipos de plataforma, dependendo da configuração e da missão. A quantidade de lançadores normalmente utilizado é de quatro tubos de lançamento por navio, dois em cada bordo, embora os navios maiores ou com diferentes requisitos operacionais possam receber mais.
O FDS3 é uma estrutura inflável, lançada de um tubo de lançamento dedicado, inflando para produzir um RCS efetivo, segundos após o lançamento na superfície do mar. O sistema foi projetado para ser autônomo, sendo facilmente instalado, com fácil operação e baixa manutenção, não requerendo integração com o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) do navio embora isso seja possível, caso necessário. Outra característica importantíssima é que o FDS3 ainda pode funcionar para proteger o navio em emergência, mesmo se toda a energia do navio for perdida.
Longa duração e proteção 360 graus
Com seus 20 refletores de canto integrados, o FDS3 produz uma resposta de radar quase esférica, em 360 graus em todos os planos e sem pontos nulos. Isso protege o navio de mísseis seaskimmer ou de última hora em multi-frequências e sem conhecimento específico da ameaça de mísseis. A resposta RCS é densa e grande e se move na superfície do mar em um movimento semelhante a um barco. Diferente do joio, que pode se dispersar com o vento em poucos segundos, o FDS3 pode permanecer efetivo por até três horas dependendo do estado do mar e possui um temporizador automático de auto-deflação para afundar o chamariz sem mais envolvimento do navio.
Melhor que Chaffs
Os identificadores de Chaffs em mísseis modernos, podem identificar uma nuvem de chaff como um chamariz, o que, é claro, torna essa isca ineficaz contra esse míssil. No entanto, a resposta do radar produzida pelo FDS3 é imune a discriminadores de chaff e continua a proteger o navio, mesmo contra mísseis avançados discriminadores de resíduos. Apenas um chamariz FDS3 pode, portanto, proteger um navio do tamanho de uma fragata ou um destróier de múltiplos mísseis anti-navio, sem necessidade de nova semeadura. Uma vez que o FDS3 tenha sido lançado, nenhuma informação adicional do navio é necessária.
Os chamarizes flutuantes de refletor de canto da IrvinGQ têm protegido os navios de guerra da Royal Navy desde 1986 e a geração de produtos FDS3 está atualmente em serviço na Royal Navy, US Navy, Royal Canadian Navy e encomendado pela Royal New Zeland. O FDS3 na US Navy recebeu a designação MK59. O sistema é comprovado em todas as partes do mundo, em todos os climas e condições ambientais, fornecendo mais de 98% de disponibilidade durante sua vida útil instalada. Tal é a flexibilidade e robustez deste sistema que é capaz de operar até ao estado de mar 7.