Muitos desses projetos estão na Amazônia, mas existem pesquisas também em novas áreas em Minas, em Goiás, em Roraima e na Amazônia. “Nossos geólogos estão percorrendo o país buscando identificar potenciais depósitos de terras-raras”, informou a companhia.
Para o diretor da CPRM, Roberto Ventura, é importante não só mapear onde estão os depósitos de terras-raras mas também desenvolver tecnologia.
O motivo é que alguns desses elementos químicos são radioativos, o que torna o processo tecnológico de exploração ainda mais complexo e exige armazenamento especial.
Ele concorda com o ministro Raupp que é necessário desenvolver uma cadeia tecnológica, principalmente para agregar valor e evitar a exportação dessa riqueza em forma de matéria-prima, como ocorre com o minério de ferro.
“O país já explorou a monazita [terra rara que contém tório e urânio], encontrada nas areias de algumas praias, mas por questões ambientais não se faz mais a extração”, afirma Ventura.
Para entrar nessa corrida, o Ministério de Ciência e Tecnologia destinou R$ 9 milhões ao CNPq para a concessão de bolsas para pesquisa e formação de mão de obra em terras-raras no país.
Enquanto isso, o país continua sendo fornecedor de matéria-prima.
No Brasil, a canadense Mbac Fertilizers é a empresa mais avançada na exploração de terras-raras e deve sair na frente.
A companhia confirmou a existência e viabilidade comercial de elementos de terras-raras em Araxá, no Alto Paranaíba. e pretende alocar US$ 620 milhões na exploração de óxidos desses metais, além de nióbio e fosfatos.
Mais sobre terras-raras
O que são terras-raras?
– Grupo de 17 elementos químicos considerados bons condutores de calor e eletricidade e que interessam à indústria petrolífera e de produtos de alta tecnologia
Onde são aplicados?
– Na fabricação de TVs digitais, smartphones, ressonâncias magnéticas, laptops, ímãs (interesse do Brasil), cristais de laser e catalisadores para refino de petróleo
Reservas estimadas de terras-raras pelo mundo
1 CHINA: 55 milhões de toneladas
2 ESTADOS UNIDOS: 13 milhões de toneladas 3 BRASIL: 3,5 milhões de toneladas
4 ÍNDIA: 3,1 milhões de tonadas
5 AUSTRÁLIA: 1,1 milhão de toneladas
Locais onde são encontradas terras-raras no Brasil:
MINAS GERAIS: Araxá,Serra Negra,Poços de Caldas,Tapira
GOIÁS: Catalão,Minaçu
PARANÁ: Mato Preto
SÃO PAULO/PARANÁ: Barra do Itapirapuã
AMAZONAS: Seis Lagos,Pitinga, São Gabriel da Cachoeira, Pres. Figueiredo
RIO DE JANEIRO: São Francisco do Itabapoana
FONTES: CPRM/DNPM/ Fundação CERTI/Agência de Serviços Geológicos Norte-Americano, Folha de São Paulo