A empresa finlandesa Patria realizou recentemente uma demonstração das capacidades da torre de morteiro 120mm NEMO. O evento contou com a presença de uma delegação do Exército da Espanha, interessado neste sistema para equipar o veículo 8×8 Dragon, como confirmado em abril.
Em 22 de setembro de 2022, o Grupo Patria demonstrou as capacidades da torre de morteiro NEMO no campo de tiro de Lohtaja. Este acampamento, utilizado pelo Ministério da Defesa finlandês, está localizado nas proximidades da cidade costeira de Kokkola.
O campo de tiro, usado principalmente por unidades antiaéreas, também uma reserva natural protegida. A demonstração contou com a presença de representantes de diferentres exércitos, incluindo dois oficiais da Comando de Apoio Logístico do Exército da Espanha.
Dois veículos equipados com o sistema NEMO, um Patria AMV 8×8 (na época considerado no âmbito do projeto Dragon do Exército Espanhol) e um Patria 6×6, participaram da demonstração. Lembremos que a NEMO é a variante de torre de morteiro 120 montada da Patria, ao contrário do AMOS, que combina dois canhões de calibre 120 mm no mesmo conceito, sistemas para os quais o Exército já confirmou interesse em 2019.
A demonstração foi baseada no cenário tático em que um subgrupo tático foi combatido por uma unidade hostil que havia desembarcado em uma área costeira. O posto de comando do subgrupo designou o pelotão de morteiros, formado pelos dois veículos mencionados, para neutralizar os alvos Alpha, Bravo e Charlie.
O alvo Alpha foi atingido pelo fogo combinado de ambos os veículos, que de diferentes posições estáticas dispararam um série de projéteis com impacto simultâneo ( Impacto simultâneo de vários achados ou MRSI ), possibilitando observar a real simultaneidade das detonações.
Posteriormente, cada veículo já em movimento disparou sucessivamente nos outros dois alvos. Finalmente, e antes do “aparecimento” de dois veículos inimigos na zona de fogo atribuída ao pelotão de morteiros, cada um dos veículos disparou fogo direto em cada um dos alvos a uma distância aproximada de 800 metros, sendo possível observar como foram atingidos os acertos diretos nos alvos colocados para o efeito em ambos os casos, procedendo-se a um segundo tiro que garantiria a destruição total de ambos os alvos.
A torre de morteiro NEMO
A torre tem um sistema de mira optrônico equivalente ao de um veículo de combate com um canhão de 30 mm. com câmera térmica, câmera diurna e telêmetro a laser e estabilização para fogo indireto e direto mesmo em movimento. O disparo em movimento minimiza os riscos de fogo de contra-bateria ou outras ações inimigas. Com seu próprio conjunto de sensores (visão diurna, termal e telêmetro a laser), a direção de tiro do NEMO é capaz de calcular trajetórias para fogo direto e indireto.
Outra funcionalidade do sistema é a possibilidade de disparar um salva de até 6 projéteis no mesmo alvo e impactando ao mesmo tempo (MRSI), graças ao uso de diferentes trajetórias balísticas calculadas automaticamente, para que o tempo de voo seja tal que todos cheguem ao ponto de impacto ao mesmo tempo, o que garante estatisticamente maior letalidade.
O sistema pode ser integrado com sistemas de comando e controle, como o TALOS utilizado pelo Exército, para que o veículo possa atuar de forma independente ou dentro de uma seção de morteiros pesados, todos controlados a partir do mesmo Centro de Comando.
Um detalhe muito importante do sistema é a sua capacidade de disparar diretamente, o que lhe dá dois recursos adicionais: abertura de brechas de acesso em muros para ambientes urbanos, e autodefesa, principalmente contra outros veículos. Para estas duas condições as distâncias máximas de operação são de 1.000 metros.
FONTE: Business Finland