A Saab assinou um contrato-quadro plurianual com o Exército dos EUA para a versão mais recente da arma de ombro portátil multifuncional Carl-Gustaf, conhecida como M3E1 no serviço do Exército dos EUA e M4 globalmente. A Saab recebeu um contrato de US $ 87 milhões (aproximadamente 770 MSEK) de Entrega Indefinida e Quantidade Indefinida para armas M3E1 com um pedido inicial de US $ 9,2 milhões (aproximadamente 80 MSEK) com entregas em 2021.
O contrato é um contrato de entrega e quantidade por tempo indeterminado que permite ao Exército dos EUA fazer pedidos para a versão mais recente da arma Carl-Gustaf durante um período de 7 anos por um valor de até aproximadamente US $ 87 milhões (770 MSEK). As armas Carl-Gustaf neste contrato-quadro serão operadas pelo Exército dos EUA, Corpo de Fuzileiros Navais e Comando de Operações Especiais.
“O Saab M3E1 é otimizado para atender às necessidades dos combatentes de hoje. Essa arma sem recuo leve e eficaz garante prontidão no campo de batalha moderno com capacidades multi-funções por meio de uma ampla gama de munições, incluindo contra-defilade, anti-estrutura e anti-blindagem”, disse Erik Smith, presidente e CEO da Saab nos EUA.
O sistema Carl-Gustaf é um programa registrado nos EUA desde 2013. Em 2018, o Exército dos EUA anunciou que iria adquirir a versão mais recente do sistema. Com 6,7 quilos, a nova versão é 28 por cento mais leve que seu antecessor, o M3. Em 2019, o Exército dos EUA assinou um acordo-quadro para munições Carl-Gustaf.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN