O Leopard II tanque principal batalha é exibida pelos Grupos alemães KMW e Rheinmetall. Embora ambos estejam oferecendo novos tanques de produção para clientes no Oriente Médio, a maioria das vendas nos últimos anos têm sido de tanques de estoque em excesso, como a mais recente, para a Indonésia. Várias modificações e atualizações são exibidas na Eurosatory, como a introdução de maior proteção, sensores optrônicos, comando e controle, entre outras alterações.
A General Dynamics Land Systems está exibindo nesta Eurosatory, o conceito de ‘ LAV DEMONSTRATOR’, um LAV III radicalmente modernizado com uma torre remotamente controlada, com o canhão Protector RWS de 30 milímetros, demonstrado recentemente para o Exército dos EUA. O veículo está equipado com seção dianteira modificada, para um “powerpack” maior. O veículo também utiliza um aprimorado sistema de direção, suspensão, pneus maiores e mais força no motor, proporcionando uma maior mobilidade e capacidade de carga. Possui uma melhor proteção com o casco duplo já implementado com veículos do Exército dos EUA.
O sistema de torre autônoma desenvolvida pela KMW foi exibida na Eurosatory 2014 com chassis Boxer. Esta é a primeira aparição pública desta configuração, que parece levar o Boxer ao extremo. A AGM oferece uma operação completamente autônoma da unidade de artilharia 155/52 Cal, controlado pela tripulação sentada na parte da frente do veículo. Outras configurações de cabines mais espaçosas podem ser fornecidas para a tripulação.
ATMOS , o obus 155/52Cal da Elbit System é um dos maiores veículos exibidos no Pavilhão 6 da Eurosatory. Esta variante do ATMOS é montada em um caminhão tcheco Tatra. Utilizando navegação autônoma e sistemas de pontaria, é equipada com mecanismo de carga auxiliar e canhão com mira robótica. O obus pode disparar rapidamente depois de entrar posição, operado por uma pequena equipe.
A Lockheed Martin está mostrando na Eurosatory, a nova torre desenvolvida para o British Warrior. Esta torre tem o novo canhão automático CTA 40, disparando munições de 40 milímetros.
O PMMC G5 é um veículo desenvolvido pela FFG. Ele é um dos quatro candidatos de licitação para o programa dinamarquês de substituição do M-113, que deverá ser finalizado até ao outono de 2014.
O G5 é baseado no M-113, mas substitui a maioria das peças dos veículos originais e carroceria feita com elementos de alumínio e aço. O veículo está equipado com uma posição mais espaçosa para o motorista, está equipado com janelas reais, oferecendo ao motorista plena autonomia na condução e manobra do veículo.
O G5 oferece alta proteção contra explosão de minas, e vem com um design modular de blindagem que podem combinar para diferentes níveis de ameaça. O fabricante afirma que o custo de aquisição desses veículos seria o menor de todas as opções oferecidas para os dinamarqueses, enquanto o custo do ciclo de vida também seria menor, devido à simplicidade e robustez do design.
A RAFAEL está exibindo na Eurosatory oito estações de armas diferentes, um delas apresentadas na área externa, é a nova torre Samson MKII 30mm. Uma torre com um canhão de 30 milímetros automática e dois mísseis de Spike ER.
A torre está instalada num BMP-2 modernizado pela empresa checa Excalibur. A troca da torre russa original, aliviou várias toneladas que puderam ser adicionadas na armadura adicional e mais espaço para as tropas e equipamentos no interior do compartimento de combate.
O fino e elegante Nimr, fez a sua estreia europeia no Eurosatory, aparecendo em uma demonstração ao vivo diariamente no exibição dinâmica.
FONTE: Defence Update