Por Luiz Padilha
No primeiro dia os portões só abriram ao meio dia e devido ao forte dispositivo de segurança, ocorreram filas enormes, o que para o primeiro dia é normal, aumentando a expectativa, assim, houve muito pouco tempo para explorar os stands, já que haveria a entrevista coletiva do CEO da DCNS, Sr. Hervé Guillou, onde ele junto a outros diretores da empresa, anunciaram um conjunto de novas soluções inovadoras.
A nova fragata Belh@rra de 4.000 toneladas totalmente digital, o submarino conceito SMX 3.0 e a segunda geração da propulsão independente de ar (AIP), FC2G AIP.
Mas tanto o CEO quanto os outros diretores, enfatizaram que os sistemas digitais é o foco mais importante atualmente, pois será na visão da empresa, uma revolução tanto na área de construção naval quanto na área de manutenção e logística. Os novos sistemas digitais permitirão a integração maior e mais segura entre o Centro de Informação de Combate (CIC), com os demais sistemas à bordo, segundo Hervé Guillou. A DCNS irá implementar esse conceito em sua nova fragata multifunção de 4.000 toneladas, que desempenhará funções como AAW e ASW. As novas fragatas deverão substituir as fragatas antigas da Marine Nationale (Marinha francesa).
Eu perguntei ao CEO da DCNS sobre o andamento da construção dos submarinos Scorpene no Brasil, e segundo Hervé Guillou, após sua recente visita à Itaguai no início de outubro, ele ficou muito impressionado com o andamento da construção dos submarinos no Brasil. Com os dois primeiros sendo construídos lado a lado, ele prevê para breve a transferência do Riachuelo da UFEM para o estaleiro, onde será finalizado e lançado ao mar.
Ainda na oportunidade, aproveitei para falar sobre o porta aviões NAe São Paulo. Como ocorreu no início de outubro uma reunião entre a DCNS e a MB, eu perguntei se já teria sido definido o programa para a modernização do navio e se havia uma previsão para a assinatura do contrato para sua execução. O Sr. Hervé Guillou informou que a DCNS passou todos os estudos para a Marinha do Brasil e que agora, aguardam a disponibilidade financeira para dar início a modernização do navio.
Na sequência, ele destacou a importância da Segurança Cibernética para frotas navais. Em sua visão, é vital equipar os navios com medida protetivas para se defender contra as crescentes ameaças cibernéticas.
A DCNS segundo seu CEO, prevê um aumento crescente do interesse por produtos DCNS, decorrentes do contrato de venda dos submarinos Shortfin para a marinha australiana, das encomendas de corvetas GOWIND (seis unidades) para a Malásia e de 4 corvetas GOWIND 2500 para o Egito. Como próximos desafios, o programa de construção de submarinos na Noruega, na Polônia e nos Países Baixos, lembrando que a Marinha do Canadá também se mostrou interessada, pois deseja substituir seus antigos e problemáticos submarinos da classe Victória.
Após a coletiva, me dirigi ao stand da ABIMDE para poder ver e conversar com os representantes das empresas presentes. Nesta edição o stand era composto pela Altave, Ares, Atech, Atrasorb, Emgepron, Clarion Events, DGS Defence, Omnisys (Thales), Fundação Ezute, Log Sub e Saab do Brasil, além do espaço para a APEX e para o Ministério da Defesa.
Altave
A Altave possui conhecimento e experiência na área de mais leves que o ar, e procura atender as necessidades do mercado com seus produtos. Os aeróstatos ALTAVE são capazes de abrir links de comunicação em áreas remotas o que proporciona tráfego de dados, voz e internet, nas áreas rurais e em ambientes remotos. A empresa esteve presente no stand da ABIMDE, recebendo visitas de empresas interessadas na sua experiência bem sucedida nas Olimpíadas Rio 2016.
ARES
A ARES é parte integrante do grupo israelense Elbit Systems e atua no planejamento, desenvolvimento, fabricação, integração, manutenção e comercialização de produtos em três principais linhas de negócios: Estações de Armas, Sistemas Navais, Ópticos e Eletro-Ópticos.
Nesta edição da Euronaval, a ARES expôs maquetes de seus produtos como a ATENA, que é um sistema de vigilância noturna e diurna com uma câmera termal de 3-5 µm de 3ª geração, uma câmera diurna, telêmetro laser para a visão e capacidade de rastreamento automático. Havia também a maquete do CORCED que é uma estação de arma, giro estabilizada leve, montada externamente no convés do navio e, operada remotamente, tem a pontaria e disparo do armamento a partir do um console no COC do navio. Usado em missões de patrulha, reconhecimento e engajamento de alvos de superfície ou alvos aéreos de baixa altitude, o CORCED permite ao operador, optar por uma metralhadora calibre 12,7mm (.50) ou 7,62mm, dependendo da necessidade.
Atech
A empresa do Grupo Embraer exibiu seus sistemas de missão e soluções integradas de defesa, entre elas os sistemas de comando, controle, inteligência e segurança cibernética, além do SAGITARIO e do SIGMA, soluções que hoje já ajudam a maximizar a eficiência e segurança no controle e na gestão do fluxo do tráfego aéreo brasileiro. A empresa participou do desenvolvimento do Sistema Tático de Missão Naval, junto com a ADS e a Helibras, dentro do programa H-XBR. O helicóptero H225M (UH-15A) da Marinha do Brasil, possui o Sistema Tático de Missão Naval, desenvolvido pela empresa, com o míssil anti-navio Exocet integrado aos demais sensores da aeronave.
Atrasorb
Com mais de 25 anos no mercado de Absorvedores de CO2, a Atrasorb surgiu como uma empresa especializada na fabricação de equipamentos de anestesia inalatória, devido a necessidade do mercado em ter um absorvedor de CO2 de alta performance.
Na área de Defesa, oferece produtos voltados para uso em submarinos, inclusive canister para diferentes modelos de embarcações, a Atrasorb tem no Defense 230, um produto com uma absorção comprovada 20% superior comparada ao principal concorrente, postergando a troca do absorvedor de CO2 e prolongando o tempo submerso, demonstrando o alto nível de qualidade da matéria-prima utilizado, buscando o constante desenvolvimento tecnológico, atualização na gestão empresarial e adequação dos produtos as novas exigências do mercado, tornando se referencia em absorção de CO2 e pronta para atender o mercado nacional e internacional.
DGS Defense
Esta é a primeira participação como empresa expositora em uma exibição no exterior, e a DGS DEFENCE apresentou um modelo em escala da embarcação DGS 777, modelo de maior sucesso da empresa, utilizado pela marinha do Brasil em alguns escoltas como a corveta Barroso (V 34). A DGS Defense com possui grande versatilidade e flexibilidade no atendimento das necessidades específicas de cada operador e está sempre trabalhando em projetos para melhor atender seus clientes.
Fundação Ezute
Com a presença de seu novo presidente, o Sr. Eduardo Marson, a Ezute que trabalha com todos os projetos complexos da Marinha do Brasil como o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAz), com a gestão complementar e engenharia de sistemas do projeto de míssil antinavio (MAN-SUP), o programa de absorção de conhecimento e tecnologia, na França, do sistema de combate de submarinos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), recebeu a visita de delegações estrangeiras no stand da ABIMDE, abrindo canais para futuros projetos.
Logsub Defense
Fundada em 2008, a Log Sub é uma empresa 100% brasileira com o objetivo de desenvolver projetos e soluções logísticas para as Marinhas do Brasil e outras da América do Sul, a empresa é reconhecida também por oferecer vários serviços no mercado de Off-Shore.
A empresa se especializou na nacionalização de itens e sistemas para os navios e submarinos em parceria com outras empresas nacionais. Filiada à ABIMDE e a SMERAS (Submarine Resgate escape e Sistemas de abandono), a Log Sub nesta edição da Euronaval, recebeu a visita de potenciais clientes em seu stand, com boas perspectivas para novos negócios.
Omnisys – Thales
Integrante do grupo Thales, a Omnisys ocupa um papel de destaque no segmento, onde seus serviços e produtos se destacam pela forma de atuação voltada integralmente para o atendimento das expectativas dos seus clientes.
Emgepron
Dentro do stand da ABIMDE, a Emgepron ocupou uma área central e expôs os produtos que gerencia para a Marinha do Brasil, como o novo Navio de Patrulha de 500t classe Macaé, Navio de Patrulha de 200t classe Grajaú e a Lancha de Patrulha classe Albacora.
Clarion Events
A Clarion esteve presente para divulgar a LAAD Defence & Security 2017 – Feira Internacional de Defesa e Segurança que será realizada no Rio de Janeiro em 4 a 7 de abril de 2017, com fabricantes e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para Marinha, Exército, Força Aérea, Forças Policiais, Forças Especiais, Law Enforcement, Homeland Security.
Saab do Brasil
A Saab do Brasil esteve presente nesta edição da Euronaval, e ocorreram muitas visitas e reuniões em seu stand, onde o foco era fomentar a participação da Saab do Brasil junto com empresas de defesa brasileiras, e assim, diversificar e aumentar a produção de produtos de defesa no Brasil.