Por Luiz Padilha
A Elbit Systems apresentou o drone Skylark e seus sistemas SIGINT e SupervisIR, com foco em ações de vigilância e anti-pirataria.
O estaleiro Hyundai trouxe maquetes de seus produtos: Uma fragata de 3.500 toneladas, um navio patrulha e um Navio de Apoio Logístico de 25.000 toneladas.
A BAE Systems trouxe um mock up em tamanho real do seu canhão Bofors 40mm MK4, um mock up em escala reduzida de seu canhão Bofors 57mm MK3, apresentou sem nenhuma alteração sua futura fragata Type 26 do programa Global Combat Ship que irá substituir as atuais Type 23 e uma corveta baseada no projeto de OPVs classe River.
Junto ao stand da Lockheed Martin, estava o da General Atomics Eletromagnetics, mostrando um vídeo onde todas as aeronaves que são operados a bordo de seus porta aviões, eram testados com a novíssima catapulta magnética EMALS, que equipa o novo porta aviões americano, o USS Gerald R. Ford (CVN 78).
O estaleiro Navantia montou um stand com um mezzanino, salas de reuniões e esteve lotado durante toda a exposição. Boas encomendas poderão surgir em breve. Abaixo a F110, nova fragata multi-propósito de 5.000 ton. especializada em combate ASW com o novo mastro integrado desenvolvido pela Lockheed Martin e pela INDRA.
A fabricante de motores navais MTU, que agora pertence à Rolls Royce expôs seus motores a diesel para geração de energia elétrica e para propulsão, com destaque para o 12V 4000 U83 para submarinos.
O stand da Raytheon era pontuado por mísseis conhecidos, como o Standard SM-2, o míssil do CIWS RAM Block II e a bomba guiada Excalibur N5.
O stand da Safran foi um dos mais concorridos da exposição, completamente cheio durante toda a Euronaval. Os destaques para os sistemas de controle de tiro PASEO NS e PASEO XLR, para sistema eletro-ótico EOMS NG e os periscópios de ataque Series 30 AOM, de busca Series 30 SOM e o radar Series 10 CSR.
A empresa australiana CEA trouxe o modelo de seu radar phased array CEAFAR que equipa as fragatas australianas da classe Anzac, uma maquete do sistema radar baseado em terra.
A Thales trouxe para a Euronaval este ano seu mais novo produto, o radar NS-200 que opera na banda S e que segundo a empresa, poderá equipar corvetas e fragatas.