Euronaval 2014 – Emgepron promove o NPaOc BR

NPaOc-BR
Maquete do navio de Patrulha Oceânico – NPaOc BR no stand da EMGEPRON

Por Luiz Padilha

Mantendo a tradicão de ser o mais importante evento da indústria naval militar mundial, a Euronaval 2014 teve a participação de empresas brasileiras no Pavilhão Brasil, um stand organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Ocupando um espaço de destaque no Pavilhão Brasil, a Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) pode mostrar pela primeira vez o Navio de Patrulha Oceânico Brasileiro (NPaOc-BR), um projeto criado no CPN – Centro de Projeto de Navios da Marinha do Brasil.

Concebido para operar na Zona Econômica Exclusiva do Brasil (ZEE), o navio terá como função, combater atividades ilegais no mar, fornecer segurança para o tráfego marítimo, proteger as plataformas de petróleo, principalmente na área do Pré-Sal e apoiar as operações de busca e salvamento. Para cumprir essas missões, o navio terá características diferentes do atual classe Amazonas. O navio irá operar com dois barcos infláveis de casco rígido, terá um hangar, convoo com capacidade de receber o MH-16, o UH-15, seu armamento principal será composto por um canhão ainda à ser definido, podendo vir a ser de 40mm, 57mm ou 76mm, dois canhões de 20 milímetros instalados lateralmente, e avançados sistemas e sensores, boa parte deles produzidos por empresas brasileiras em parceria com companhias estrangeiras.

Muito se falava da possibilidade da MB vir a construir mais NPaOcs da classe Amazonas no Brasil, por possuir os direitos de produção desse tipo de embarcação e assim, reprojetar o navio, alongando seu casco para a instalação de um hangar com capacidade de receber o Seahawk – MH-16 e substituir o armamento principal instalado originalmente pelo moderno canhão naval Bofors 40 Mk4, que foi testado pela Marinha do Brasil no NPa Guaporé (P-45).

Recentemente, a Royal Navy fez encomendas de uma versão maior do que o classe Amazonas da MB, o que poderia ser visto como um caminho a seguir, mas tudo indica pelo lançamento na Euronaval, que a opção de uma solução nacional é maior e a Emgeprom, com o NPaOc-BR, tende a tornar este projeto em realidade.

Com os últimos detalhes sendo definidos (parcerias de empresas estrangeiras com brasileiras para o desenvolvimento de sensores), as encomendas deverão ser feitas em 2015, com as entregas sendo feitas em 2020. Até lá, os NPa de 500 toneladas da classe Macaé, fabricados no Brasil, e os três classe Amazonas terão a árdua missão de patrulhar a costa brasileira.

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