Por Guilherme Wiltgen
Segundo nos foi informado, o XWIND® 4000 foi projetado em torno do conceito de um navio ‘totalmente digital’, com painéis de tela plana para o sistema de combate e sensores instalados em torno da superestrutura, proporcionando uma cobertura hemisférica e permitindo que estes últimos possam operar ao mesmo tempo sem gerar interferências entre os transmissores e receptores. Nessa configuração, os sistemas a bordo podem responder dinamicamente às evoluções de ameaças de terrorismo, pirataria ou de ataques de saturação.
Para melhorar a capacidade de resposta do navio em detectar, identificar e engajar alvos, farão parte do projeto do sistema de combate os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) de vigilância ou de ataque armados, permanecendo sob as ordens do Comandante do navio e sendo controlados a partir da sala de operações. A ampla cabine de pilotagem permite que o VANT possa ser operado simultaneamente com o helicóptero, ambos no convoo, localizado na popa.
O inovador design do XWIND® 4000 também fica evidente nas interface homem-máquina. O navio conta com dois centros nervosos providos de telas touchscreens, comandos de voz e tecnologia Kinect™ na sala de operações. Conta com uma visão de 360° e o uso de tecnologia de realidade aumentada, com interfaces de usuários no passadiço, semelhantes as utilizadas por smartphones.
Todos os sistemas digitais são executados em um data center seguro, que hospeda o sistema de combate e as aplicações de gerenciamento de plataforma em um ambiente virtual, alocando recursos conforme os requisitos operacionais vão evoluindo.
O inovador sistema de propulsão híbrido gera maior eficiência energética, primeiro pelo sistema de propulsão compacto (motores diesel, motor-gerador elétrico e engrenagens de redução) que está instalado em uma única “caixa” e, em segundo, pelas baterias que armazenam o excesso de energia produzida pelos alternadores do navio, quando este está operando com a máxima eficiência, podendo alimentar o motor elétrico para oferecer um modo silencioso de propulsão quando o navio estiver navegando a velocidades mais baixas, gerando uma economia de aproximadamente 10% de combustível e reduzindo os custos de manutenção em 40%, devido ao menor desgaste dos seus motores a diesel.
A DCNS destaca no XWIND® a velocidade, agressividade e robustez, que segundo o fabricante, são as três principais características dos seus navios. O mastro reverso e as superfícies laterais triangulares, que ligam o casco central e os cascos laterais, dão uma impressão de velocidade as sua linhas limpas, com as superestruturas localizadas a ré.