Por Luiz Padilha
O estaleiro Saab Kockums, que já tínhamos visitado anteriormente, esta se transformando com o advento da construção do submarino A26, e novas instalações estão sendo construídas para dar total suporte a este que será sem dúvida, um novo marco para o estaleiro.
Nas novas instalações, o piso interno está sendo preparado para poder suportar o peso dos módulos do novo submarino, que serão construídos em diferentes locais dentro do estaleiro e depois unidos para a montagem final no prédio principal, onde nesta ocasião se encontravam o submarino HMS Gotland, em modernização de meia vida, o MCM HMS Koster (M 73) em PMG e a corveta HMS Malmö (K 12), que deverá ser transformada em um Ocean Patrol Vessel – OPV como ocorreu com a corveta HMS Stockholm (ex-K 11 e atual P 11).
O submarino HMS Gotland está passando por uma modernização de meia vida, e além de revisões estruturais, está recebendo atualizações no seu sistema AIP Kockums Stirling.
O estaleiro Saab Kockums além de construir submarinos, caça minas, as corvetas classe Stockholm em aço e as moderníssimas corvetas “stealth” em compósito classe Visby, também é o responsável pela manutenção e modernização nos meios da Marinha Sueca, como pode ser visto nas imagens onde a corveta HMS Nykoping (K 34) está em manutenção e, o agora OPV HMS Stockholm, está sendo levado para um dos seis diques disponíveis do estaleiro.
Modernização
Com objetivo de se manter atualizado e visando o futuro, além das obras em suas instalações, o estaleiro também recebeu novos equipamentos, de forma a tornar o trabalho mais eficiente e mais rápido, diminuindo o número de homens/hora e um produto com maior qualidade.
As novas máquinas para o corte de chapas e a máquina que lixa e esmerilha as peças automaticamente, dão o toque de modernidade ao estaleiro centenário.
Submarino A26
O futuro submarino da Marinha da Suécia a ser construído no estaleiro Saab Kockums, será um submarino único, com design comprovado modular, de longa resistência, desempenho silencioso submerso e com ótima manobrabilidade.
Além de seu design “stealth”, o A26 possuirá comunicação tática avançada, permitindo sua comunicação com outras forças de defesa e agências civis, operando tanto é águas costeiras quanto em oceânicas, tendo a capacidade de ser reabastecido no mar tanto para armamentos quanto para o sistema AIP.
Com a tecnologia Ghost® (Genuine holística stealth), sua flexibilidade operacional, juntamente com um conjunto de armas abrangentes, permitirão ao A26 realizar uma ampla variedade de missões.
Nesta visita, o DAN pôde ver o início da construção do A26, porém, evidentemente, com as restrições inerentes ao sigilo industrial. Abaixo, algumas imagens do futuro A26 sendo fabricadas.
O sistema de combate do submarino A26, Saab (CMS) foi desenvolvido especialmente para este submarino. No lugar de um sistema central, onde todos os outros sistemas são integrados, o CMS é um subsistema interligado a infra-estrutura de sistema de combate (CSIS). Isso permite que sistemas integrados, incluindo o CMS, possam ser atualizados ou substituídos individualmente, reduzindo significativamente o risco normalmente encontrado com sistemas grandes, complexos e altamente integrados.
O CMS permite a troca de dados de alto desempenho através do CSIS com outros sistemas como o sonar, medidas eletrônicas de Apoio (ESM), sistemas de interface de armas e o sistema de controle do submarino. Como a maioria dos outros subsistemas ligados ao CSIS, o CMS pode ser operado a partir de qualquer MFC (consoles multifuncionais comuns) no submarino.
Apesar das imagens não mostrarem muito, a calota de vante do casco de pressão está praticamente pronta e fizemos algumas imagens ao seu redor, mostrando outras partes em construção.
O A26 pode realizar vários tipos de missão, como segurança marítima, incluindo a detectar e responder de forma adequada contra atividades ilegais, operações de inteligência em áreas hostis, acústica e visual, e a utilização de veículos marítimos não tripulados nas operações de minagem e contramedidas de minagem, como busca e remoção das minas. As operações especiais de transporte, implantação e recuperação de forças especiais, juntamente com equipamentos e veículos submarinos.
Características técnicas
Deslocamento – 1.930 toneladas
Comprimento -63 metros
Calado – 6 metros
Boca – 6,4 metros
Profundidade máxima de mergulho – > 656 pés
Tripulação – 26 pessoas
Armamento – Torpedos 533 mm (21 in) e minas
Porta Multimissão – Com diâmetro de 1,5m, é capaz de lançar e recolher veículos submarinos não tripulados e abrigar até 8 mergulhadores
Propulsão – diesel-elétrica com AIP Kockums Stirling
Autonomia – > 45 dias
Velocidade máxima contínua com snorkel – 12 nós e com AIP – 6 nós
Autonomia com AIP – Superior a 18 dias