A diretora geral da MBDA Espanha, Maria Duran, confirmou que os novos mísseis antiaéreos MBDA Mistral 3 para o Exército espanhol serão entregues a partir de 2026.
O acordo, assinado em dezembro de 2024 num total de 325 milhões de euros, envolve, além do fornecimento de mísseis, a modernização das unidades de disparo. Pelo cronograma previsto, as entregas serão feitas a partir do terceiro ano, ao longo de uma década.
O Acordo-Quadro inclui a aquisição de 522 mísseis Mistral 3 e os equipamentos associados ao seu manuseio, que se somarão aos 100 mísseis que já se encontram em Espanha, que foram transferidos do estoque das Forças Armadas Francesas.
Da mesma forma, Durán declarou durante reunião com a imprensa em Madrid que a modernização dos sistemas de tiro permitirá tirar o máximo proveito do Mistral 3, que tem desempenho superior às versões anteriores. Em particular, têm um alcance maior (superior a 8 km) e melhores capacidades de detecção para defesa em níveis baixos e muito baixos.
Em relação aos mísseis MISTRAL 3, o Exército Espanhol informou que “…caracterizam-se por terem um alcance maior que as versões anteriores. Além disso, as capacidades de detecção são aumentadas para defesa de nível baixo e muito baixo de unidades de manobra. Com peso de 13,5 quilos e autonomia de mais de 8 quilômetros …”
Por seu lado, a MBDA descreve o MISTRAL 3 como um míssil dispara-e-esquece (Fire and Forget), capaz de atingir velocidades supersônicas que minimizam o tempo de interceção e com elevada manobrabilidade de 30g.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Zona Militar