Organizado pela Italian Trade Agency, agência governamental responsável pela internacionalização de empresas, o Pavilhão Italiano exibe de soluções para navegação, monitoramento e segurança a sistemas para o transporte de equipamentos sensíveis. Os visitantes também vão conhecer o know-how do país europeu na concepção e integração de sistemas eletrônicos, de informações e telecomunicações e na fabricação de componentes para veículos de combate.
A Italian Trade Agency, agência do governo italiano responsável pela internacionalização das empresas daquele país, a AIAD – federação das indústrias italianas dos setores aeroespacial, defesa e segurança – e a Divisão Nacional de Armamentos do Ministério Italiano da Defesa são os organizadores do Pavilhão Italiano na LAAD Defence & Security, feira internacional a ser realizada entre os dias 4 e 7 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento é um dos principais palcos para apresentação das novidades do segmento e traz o que há de mais moderno nas áreas de defesa e segurança.
Com 120m², o espaço italiano é composto pelas empresas Explorer Cases by GT Line, GEM Elettronica srl, Imear srl e Sigma Consulting/Aten Is, especializadas em alta tecnologia para os setores naval, de navegação terrestre, monitoramento e segurança, em sistemas para o transporte de equipamentos sensíveis, na concepção e integração de sistemas eletrônicos, de informações e telecomunicações e na fabricação de componentes para veículos de combate.
Segundo Erica Di Giovancarlo, diretora da ITA para o Brasil, o interesse dos italianos pelo Brasil se justifica porque o “país é um importante parceiro na área da defesa e de cooperação técnica e científica e base de exportação para a América Latina”.
Ela explica ainda que a Itália está em posição de liderança no setor de defesa, tanto no campo militar como civil. Além de desenvolver alta tecnologia, as empresas daquele país participam de iniciativas e projetos de colaboração com inúmeras empresas europeias e internacionais. “Nos últimos anos, esse setor industrial italiano, concentrado basicamente no centro e sul do país, manteve sua estratégia de internacionalização e fatura atualmente mais de 12 bilhões de euros, gerando 50 mil empregos diretos”, afirma Erica.
Empresas participantes e as tecnologias que serão apresentadas na LAAD
Explorer Cases by GT Line – Malas à prova d’água para aplicações extremas nos setores médico, naval, aeroespacial e militar. Ideais para proteger/transportar equipamentos sensíveis. Fabricadas na Itália, segundo os padrões DEF STA 81-41 LEVEL J, STANAG 4280 IP67, em resinas plásticas de alta densidade e excepcionalmente resistentes a impactos, corrosão, água, pó e agentes atmosféricos.
Imear – Há mais de 60 anos fornecedora de componentes elétrico-ópticos originais de fábrica para todos os principais fabricantes de veículos de combate. Sua carteira de produtos inclui, entre outros, interruptores e luzes de sinalização, sistemas de iluminação, conectores, redutores de voltagem, buzinas eletrônicas e painéis de comando.
Sigma Consulting/ Aten Is – Fornecedora de soluções de elevado valor agregado, para uso civil e militar, tais como sistemas eletrônicos, de informação e comunicação aviônicos, navais e terrestres, cujas principais aplicações incluem inteligência e guerra eletrônicas, sistemas de controle e segurança terrestre, simuladores de voo e radar e sistemas de engenharia.
O know-how italiano nos setores aeroespacial e de defesa
A indústria italiana destaca-se nas áreas de helicóptero e fabricação de sistemas eletrônicos de defesa e segurança, entre os quais sistemas aviônicos e de radar, de fiscalização e controle de tráfego aéreo e comunicações. O país é líder mundial em aviões turbo-propulsores para o transporte regional e militar tático, bem como em aviação em geral, inclusive aeronaves comerciais.
A Itália também é líder europeu na propulsão sólida e na fabricação de componentes tecnológicos (turbinas, caixas de câmbio). Está entre os produtores mundiais de aero-estruturas civis e militares. Devido a um processo de intercâmbio civil e militar, suas indústrias também se destacam na produção de componentes em material composto utilizados na fuselagem e na estrutura primária do Boeing B787 Dreamliner.
ITA – Italian Trade Agency
Instituição governamental com a missão de promover a internacionalização das empresas italianas. Fornece ampla gama de serviços que incluem a realização de pesquisas de mercado, a organização de pavilhões oficiais em feiras internacionais, a realização de missões empresariais à Itália etc.
SGD/DNA – Secretaria Geral Divisão Nacional de Armamentos do Ministério da Defesa da Itália
A Secretaria Geral de Defesa e Diretório Nacional de Armamentos (SGD/DNA) é a organização governamental que representa as indústrias italianas da defesa e que promove seus sistemas, desenvolvidos tanto individualmente, quanto por meio de cooperações internacionais, no âmbito internacional.
AIAD – Federação das Empresas Italianas dos Setores Aeroespacial, de Defesa e Segurança
Federação italiana que representa as empresas de alta tecnologia ligadas ao desenvolvimento, fabricação, revisão e recuperação de plataformas, eletrônicos, sistemas navais e de solo e equipamentos para instituições e afins.
FONTE: Voice Comunicação