Por Priscila Jordão
SÃO PAULO (Reuters) – A Embraer teve um recuo de 3,5 por cento na sua carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) ao fim do terceiro trimestre na comparação com junho, informou nesta quinta-feira, depois de ter entregue 50 por cento mais jatos que em igual intervalo de 2014.
A fabricante de aeronaves disse que, em 30 de setembro, a carteira de pedidos firmes a entregar totalizava 22,1 bilhões de dólares, ante 22,9 bilhões registrados ao fim do segundo trimestre do ano, que havia sido o maior patamar da história da empresa.
A companhia entregou 21 jatos comerciais e 30 executivos de julho a setembro, contra entregas de 19 aeronaves para o mercado de aviação comercial e 15 para o mercado de aviação executiva no mesmo intervalo do ano anterior.
As entregas na aviação comercial se concentraram principalmente no modelo menor E175, com 20 aeronaves. A companhia ainda possui 166 pedidos firmes a entregar do avião, o maior volume pendente em seu backlog.
Houve ainda uma entrega do E195 no terceiro trimestre. Na aviação executiva, 21 entregas foram de jatos leves e nove de jatos grandes. Nos nove primeiros meses do ano, a Embraer entregou 143 aeronaves no total.