Por Rodrigo Rocha
As companhias assinaram um memorando de entendimento durante a Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, em Washington. O evento ocorreu durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao presidente americano Barack Obama.
Lançado em 2011, o programa ecoDemonstrator visa acelerar os testes e o emprego de novas tecnologias que podem reduzir o consumo de combustível, as emissões de carbono e o ruído das aeronaves. Segundo a Boeing, já foram testadas cerca de 50 tecnologias com jatos da fabricante.
Pelo acordo, um avião da Embraer será usado em testes a partir de 2016. A iniciativa amplia a cooperação entre as fabricantes.
Embraer e Boeing anunciaram em 2012 uma colaboração e, desde então, desenvolveram algumas atividades conjuntas, como no apoio aos programas de defesa do Super Tucano e do KC-390, ambos da companhia brasileira. Neste ano, as duas empresas inauguraram um centro conjunto de pesquisas em biocombustível em São José dos Campos (SP).
“O programa ecoDemonstrator oferece uma nova e valiosa oportunidade de colaboração entre as nossas empresas para aumentar o desenvolvimento de testes ambientais, beneficiando os clientes, a nossa indústria e a sociedade”, afirmou Frederico Curado, presidente da Embraer, em comunicado.
FONTE: Valor Econômico