Subsidiária brasileira da Elbit Systems, a AEL International, irá fornecer sistemas de observação electro-óptica (EO) para SAVIS como parte da primeira fase do Sistema Brasileiro de multi-ano Sisfron Integrated Border Monitoramento.
SAVIS, uma subsidiária da Embraer Defesa e Segurança, faz parte do consórcio TEPRO juntamente com OrbiSat (também uma empresa Embraer), que está realizando a fase 1 do programa Sisfron em nome do Exército Brasileiro sob um contrato de 404.000 mil dólares americanos concedido em novembro 2012.
O programa Sisfron é um Sistema de Monitoramento de Fronteiras Integrado desenvolvido ao longo das fronteiras ocidentais do Brasil. Esta primeira fase do programa Sisfron vai incluir o monitoramento de cerca de 650 quilômetros de fronteira terrestre entre o Estado de Mato Grosso do Sul e países vizinhos do Paraguai e na Bolívia.
O sistema EO a ser entregue pela Elbit Systems é um subsistema para ser instalado sob esta fase. Bezhalel (Butzi) Machlis, presidente e CEO da Elbit Systems, disse: “Nós vemos uma grande importância neste prêmio, que marca um grande avanço para a nossas atividades eletro-ótica no Brasil, que é um mercado importante para a Elbit Systems.
Sisfron é um projeto de segurança na fronteira líder global e muito original, e estamos muito orgulhosos de estar envolvidos. Esta é mais uma oportunidade adicional para as nossas empresas brasileiras a oferecer nossas tecnologias avançadas, desta vez no campo de observação, no Brasil, um país que valoriza a tecnologia de ponta única, de corte em todos os campos de atuação. ” Elbit Systems, disse que, além de fornecimento de sistemas de OE, será a realização de investimentos no Brasil em termos de ativos, infra-estrutura e know-how em Optronics. Os sistemas de OE será entregue a partir de 2014, com entregas para ser concluída dentro de um ano.
FONTE: Shephard